AGRICULTURA
Ministro da agricultura e Florestas visita campos de produção de arroz

17/08/2023 10h21
Malanje - O ministro da agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, desloca-se, hoje, aos municípios de Luquembo e de Cacuso, na província de Malanje, onde vai visitar algumas fazendas que produzem arroz em grande escala.
António de Assis que realiza uma visita de trabalho de 16 a 18 de Agosto, na quarta-feira assegurou que os jovens angolanos empresários interessados a investir na produção de arroz a nível do país podem contar com o apoio financeiro e material do Governo.
O ministro, que falava numa reunião sobre a visão estratégica do cultivo de arroz na região songo, disse haver condições materiais para apoiar iniciativas privadas inerentes a produção de arroz, e que os financiamentos poderão surgir através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) ou de Bancos comerciais.
A imprensa local refere que, no decurso do encontro, o governante disse aos administradores municipais e os empresários presentes na reunião, que o Governo está interessado em relançar o cultivo do arroz em Malanje e noutras regiões do país.
Durante a reunião, o ministro apelou as administrações locais no sentido de incentivar a participação das comunidades na produção desse cereal, e anunciou a instalação de uma Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no município de Luquembo, no decurso do presente ano, para o acompanhamento técnico e monitoramento da produção.
Na ocasião, o governador de Malanje, Marcos Nhunga, destacou o potencial agrícola da província para o cultivo de arroz e outras culturas alimentares, e enalteceu o nível de produção actual na região songo, que poderá aumentar com financiamentos e outros apoios do Executivo.
Ainda na quarta-feira. o ministro esteve presente na colheita de milho da Cooperativa Jovens Produtores da Quizenga, uma importante iniciativa que, actualmente, agrega 48 jovens, e que se tem revelado um exemplo de sucesso no desenvolvimento agrícola na província de Malanje, segundo uma notícia veiculada pelo site do Projecto de Desenvolvimento Agrícola e Comercial.