INVESTIMENTO

Terminal Multiuso do Porto de Luanda aumenta capacidade operacional

Vista do Porto de Luanda  - DR
Vista do Porto de Luanda Imagem: DR

27/09/2023 11h36

Luanda – O Terminal Multiuso do Porto de Luanda vai aumentar a sua capacidade operacional dentro de 18 meses, passando de 430 mil para 700 mil unidades contentorizadas por ano.

Este facto foi anunciado, terça-feira, em Luanda, pelo director-geral para Angola da empresa DP World, Francisco Pinzon que está a investir 210 milhões de dólares norte-americanos na modernização e ampliação da referida infraestrutura.

A empresa DP World assegura que o seu investimento vai resultar na digitalização dos procedimentos operacionais, tornando o Terminal Multiuso mais moderno, mais seguro, reduzindo para 50% o tempo de resposta no processamento das mercadorias.

Ao apresentar o projecto, Francisco Pinzon informou que, as obras vão durar 18 meses, e entre outros compartimentos, a requalificação inclui a construção de um edifício de dois andares para a administração e operações, dois ramais de acesso (carga e descarga), instalações dos serviços aduaneiros, da Polícia Fiscal e de um Raio-X, ultra-moderno.

O plano contempla igualmente uma zona de abastecimento de combustível com maior capacidade, uma clínica de saúde e três parques de estacionamento.

Para além de requalificação do espaço de operação e acomodação da carga, o responsável garante a instalação de equipamentos como “scanners” de última geração e outros meios técnicos e tecnológicos modernos.

O director-geral para Angola da DP World, afirmou que o arranque oficial das obras de requalificação representa a materialização do foco da empresa assente na aposta no aumento da produtividade e da capacidade dos recursos humanos no manuseio dos novos equipamentos tecnológicos.

Francisco Pinzon reiterou o compromisso da DP World em apoiar os operadores e empresários na facilitação do processo de importação e exportação, no sentido de aumentar o fluxo de mercadorias e impulsionar a diversificação da economia angolana.

O Terminal Multiuso do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores, possuindo um cais de 610 metros, com uma profundidade de 12,5 metros, tendo uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentação de 2,6 milhões de toneladas anuais.

Mais lidas


Últimas notícias