Economia

Economia


PUBLICIDADE

Offshore angolano vai ter Unidade de Captura e Armazenamento de Carbono

Unidade Flutuante de Produção Armazenamento e Transferência
Unidade Flutuante de Produção Armazenamento e Transferência Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h31 09/11/2023

Luanda - A Azule Energy iniciou a construção da Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO, sigla em inglês) “Agogo”, que vai ser instalada no Bloco 15/06 ‘offshore’ Angola.

A empresa Yinson Production, especializada em “leasing” de FPSO, será a responsável pela construção da nova tecnologia que, entre outras valências, vai também contar com uma Unidade de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS), segundo uma nota distribuída hoje à imprensa pela Azule Energy, empresa criada pelas petrolíferas britânica e italiana BP e ENI.

A nota indica que esta é a primeira unidade de captura de carbono pós-combustão do mundo, instalada a bordo de um FPSO, que foi projetada em escala piloto e será usada como unidade de demonstração num ambiente flutuante ‘offshore’, para avaliar a prontidão técnica e obter conhecimento operacional, lê-se no comunicado.

“Esta instalação revolucionária deverá tornar-se numa referência na indústria energética, reduzindo significativamente a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) libertada para a atmosfera, marcando um passo importante na implementação da futura expansão da tecnologia CCS para os projetos de FPSO net zero”, sublinha a Azule Energy.

O FPSO “Agogo” também vai incluir tecnologia de ponta, com foco na redução de emissões, como eletrificação, automação avançada e digitalização, um sistema de energia de ciclo combinado, um gerador de turbina de água, um sistema de cobertura dos tanques de crude e um sistema integrado de “flare” fechado.

PUBLICIDADE