Economia

Economia


PUBLICIDADE

Primeiro comboio experimental de minério da RDC chega ao Lobito

Primeiro comboio experimental de minério da RDC chega ao Lobito
Primeiro comboio experimental de minério da RDC chega ao Lobito Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h08 31/12/2023

Luanda - Novecentas e sessenta toneladas de cobre, provenientes de Kolwezi, República Democrática do Congo, chegaram este domingo à província de Benguela, no comboio experimental gerido pelo consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR).

O comboio, com uma composição de 16 vagões, partiu do município do Luau (Moxico) no dia 29 de Dezembro, cobrindo mil e 289 quilómetros até chegar à cidade ferroportuária do Lobito.

De acordo com o director comercial do consórcio Lobito Atlantic Railway, Artur Silva, os próximos carregamentos estão previstos para o mês de Janeiro de 2024.

Artur Silva disse que a mercadoria vai permanecer no Porto do Lobito, por alguns dias, para o tratamento necessário para exportação aos mercados internacionais, nomeadamente o europeu e o asiático.

Já o seu homólogo do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Fábio Carvalho, garantiu que a companhia está a funcionar com uma frota a rondar os cerca de 150 vagões, segundo Angop.

Apesar de reconhecer que não são suficientes, assegurou que com eles se consegue dar reposta à demanda.
A LAR venceu o concurso internacional para exploração do Corredor do Lobito no dia 4 de Setembro de 2021.

O contrato de transferência da concessão dos serviços ferroviários e de logística de suporte do Corredor do Lobito foi assinado no dia 4 de Julho de 2023, nesta cidade ferroportuária, na presença dos Estadistas de Angola, RD Congo e Zâmbia, nomeadamente João Lourenço, Félix Tshisekedi e Hakainde Hichilema.

PUBLICIDADE