Governo organiza processo de retirada da subvenção de preços


Luanda – O Governo angolano está a organizar o processo de retirada da subvenção de preços em diferentes sectores, entre os quais o dos combustíveis, anunciou, quarta-feira, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
“Nós continuamos ainda com o cenário de grandes preocupações, mas não nos limitamos apenas à gasolina e ao gasóleo, porque temos temas como o transporte, a energia elétrica e águas. Entretanto, estamos ainda a organizar e ao seu tempo faremos as possíveis correções”, afirmou José de Lima Massano ao intervir na primeira edição de 2024 do ‘CaféCipra’.
A retirada gradual dos subsídios à gasolina em Angola iniciou-se no dia 2 de Junho de 2023, uma medida do Governo angolano que elevou o preço deste derivado de petróleo de 160 para os actuais 300 kwanzas/litro.
Entretanto, o governo continua a subsidiar o preço da gasolina para os táxis e moto-táxis, bem como o sector produtivo (agricultura, pescas, indústria, entre outras áreas) que continuam a beneficiar da subvenção do Estado.
O Executivo angolano prevê que o processo de corte parcial dos subsídios dos combustíveis no país vai decorrer até 2025, período estimado para o término da subvenção total da gasolina e do gasóleo.
A primeira edição de 2024 do ‘CaféCipra’, promovida pelo Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA), decorreu sob lema ‘Impacto do investimento privado no sector produtivo’.
Além do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, o encontro contou com a participação dos ministros da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, e do presidente do Conselho de Administração da AIPX, Lello Francisco, como facilitadores.