Sonangol registou aumento na sua produção petrolífera em 2023


Luanda - A Sonangol registou um aumento de 1,12 por cento na sua produção diária de petróleo bruto, em 2023, o que corresponde a um acréscimo de 22,7 mil barris por dia, comparativamente ao ano 2022, segundo o presidente do seu Conselho de Administração (PCA), Sebastião Martins.
“Essa produção resultou da exploração de nove blocos operados pela empresa”, afirmou Sebastião Martins, em conferência de imprensa, sexta-feira, em Luanda, durante a apresentação do balanço preliminar do desempenho da Sonangol, no ano transacto das perspectivas para 2024.
Na ocasião, o PCA da Sonangol explicou que os respectivos blocos fazem parte de um universo de 35 concessões petrolíferas nacionais, onde está presente a Sonangol, que permitiram obter uma produção total de 202 mil barris/dia, ao longo do ano passado, representando 18,5% da produção nacional.
Para assegurar a referida produção, foram investidos cerca de USD 2,049 mil milhões, dos quais 98% na cadeia primária de valor, com destaque aos projectos de desenvolvimento dos blocos 0, 15/06, 32 e 17/20.
Quanto ao volume de negócios, referiu que a Sonangol obteve 10.9 mil milhões de dólares e um ‘Ebitda’ (indicador utilizado para fazer a medição dos resultados da empresa) de 3.2 mil milhões dólares americanos, valores que anteveem um resultado líquido positivo, no momento da divulgação das contas da empresa.
Apontou, igualmente, a produção de 221 mil toneladas métricas de gasolina, produzidas na nova Unidade da Refinaria de Luanda, correspondente a um incremento de 162%, em comparação ao ano de 2022.
Ainda no âmbito das actividades desenvolvidas em 2023, o PCA da Sonangol destacou também a retoma da actividade onshore na Bacia do Kwanza, onde foram perfurados, com sucesso, dois poços nos blocos: KON 11 e KON 12, com previsões de se produzir 80 milhões de barris, bem como a perfuração de três poços de exploração nos blocos 15/06 e 20/11.
O responsável da petrolífera estatal angolana apontou ainda a inauguração da Unidade de Recepção e Distribuição de Gás “Projecto Falcão 2" no Soyo, província do Zaire como outro ganho obtido em 2023.
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Sonangol, que comemora 48 anos de existência no dia 25 deste mês, é a empresa estatal angolana do ramo petrolífero, vocacionada para a exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola e responsável pela sua produção, fabricação, transporte e comercialização de hidrocarbonetos em Angola.