INVESTIMENTO

BPC vende mais de 16% das suas acções na empresa ACREP

Banco de Poupança e Crédito - DR
Banco de Poupança e CréditoImagem: DR

07/02/2024 09h56

Luanda – O Banco de Poupança e Crédito (BPC) poderá encaixar um montante estimado entre 20 e 27 milhões de kwanzas a venda dos 16,63% das sua acções na empresa ACREP - Exploração Petrolífera SA, segundo o director de Tesouraria e Mercados da instituição bancaria, Arley Felizardo.

Arley Felizardo fez a afirmação à imprensa à margem da cerimónia de lançamento e apresentação do Prospecto da Oferta Pública de Subscrição para venda das suas acções detidas na empresa ACREP-Exploração Petrolífera, S.A.

Na ocasião, informou que será feita a venda das 300 mil acções que totalizam o capital social do banco na referida empresa, através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), e nesse contexto, está previsto um investimento mínimo de 75,000 kwanzas, sendo o máximo de 91,500 por cada acção.

Estima-se que o BPC terá feito inicialmente investimentos a volta de 1,5 milhões de dólares, só com os dividendos recebidos entre os anos 2022 e 2023, e a venda das suas acções poderia permitir a recuperação total do capital investido.

Arley Felizardo disse que a oferta surge no âmbito da implementação da estratégia de desinvestimento dos negócios “não core” e pela aprovação do plano de reestruturação e recapitalização do banco.

O alto funcionário do BPC realçou que a oferta marca o início desta fase de execução efectiva, e está em harmonia com a orientação do accionista/Estado que foi prevista no Programa de Privatizações – PROPRIV.

Mais lidas


Últimas notícias