Angola vendeu mais de nove milhões de quilates de diamantes em 2023


Luanda - Cerca de nove milhões 396 mil quilates de diamantes brutos foram comercializados, em 2023, ao preço médio de $163 por quilates, revelou sexta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor.
Jânio Correia Victor afirmou que essas vendas representam um acréscimo de quase 12%, comparativamente ao ano anterior (2022), tendo apontado os Emirados Árabes Unidos e a Bélgica como principais destinos das exportações diamantíferas angolana.
Ao intervir na cerimónia de balanço das realizações da produção, comercialização e exportação de diamantes referentes ao ano 2023, o secretário de Estado disse que, do total de produção, a Sociedade Mineira do Catoca foi a que mais contribuiu na produção, com cerca de 71% da produção.
Entretanto, esclareceu que a produção total realizada em 2023 representa uma diminuição de cerca de 21%, comparativamente à previsão estabelecida, devido a baixa de preços no mercado internacional.
Jânio Correia Victor disse que “justifica-se por vários factores, com realce para os serviços de optimização e condicionamento da central de tratamento da Sociedade Mineira do Luele e a reestruturação de alguns projectos mineiros”.
Segundo ele, a redução é justificada também pela baixa dos preços do face ao ano anterior.
Quanto às perspectivas, Jânio Correia Victor indicou que a pretensão é ultrapassar os 10 milhões de quilates de diamantes brutos “e nós esperamos, com isso, quebrar a barreira dos 10 e prevemos continuar a subir”.