BNA

Sistema financeiro angolano apresenta indicadores de solidez

Banco Nacional de Angola - DJ
Banco Nacional de AngolaImagem: DJ

14/03/2024 06h58

Caxito – O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Tiago Dias, assegurou, quarta-feira, em Caxito, que o sistema financeiro angolano apresenta indicadores de solidez.

Manuel António Tiago Dias está na província do Bengo no âmbito da 116ª reunião ordinária do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), a ter lugar hoje (quinta-feira) e sexta-feira, em Caxito.

Em declarações à imprensa, Manuel António Tiago Dias afirmou que o BNA tem estado a trabalhar para tornar as instituições bancárias, que operam no país, cada vez mais sólidas e capazes de desempenhar o seu papel, principalmente no que diz respeito à intermediação financeira.

Nesse contexto, segundo ele, o BNA tem estado a aprovar normativos que orientam as instituições financeiras a desempenhar um papel mais activo no que diz respeito à intermediação financeira.

Na sua última reunião, realizada nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2024, em Luanda, o CPM deliberou sobre a manutenção da Taxa de juros do BNA em 18%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 18,5%, da taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 17,5% e aumentar o coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional para vinte por cento.

Esta última medida tem por objectivo adequar o nível de liquidez à actividade económica e mitigar as pressões inflacionistas.

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola é o órgão responsável pela formulação da política monetária e cambial no país.

Durante a sua permanência na província do Bengo, Manuel António Tiago Dias vai visitar dois empreendimentos que beneficiaram de financiamento no quadro do Aviso número 10/2022 do BNA concernente às modalidades de Concessão de Crédito ao sector real da economia.

Mais lidas


Últimas notícias