BODIVA
BODIVA prevê aumentar o valor das suas transações

15/03/2024 11h33
Luanda – A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) prevê aumentar o valor das suas transacções de 8,4 biliões de kwanzas para Kz 9,4 biliões, assumindo um crescimento de 9% ao ano em montante custodiado, anunciou quinta-feira o presidente da Comissão Executiva, Walter Pacheco.
Intervindo na quinta edição do Fórum BODIVA, disse que a respectiva meta faz parte dos objectivos estratégicos da bolsa para o período 2024-2028, projectando a abertura de sete mil contas custódias/ano, aumentando das actuais 30 mil para 58 mil e 389 contas.
Deu a conhecer que a pretensão passa, igualmente, em aumentar os actuais dois mil milhões de kwanzas do volume de negociação para Kz 6,5 mil milhões, bem como proceder ao lançamento, em 2025, da bolsa de mercadorias, com um volume de negociação de Kz 360 mil milhões.
Na ocasião, Walter Pacheco salientou que, ao longo dos 10 anos, a BODIVA conseguiu a implementação, com sucesso, de soluções inovadoras, resultando em melhorias nos processos internos, participação activa em iniciativas de responsabilidade social e ambiental, facto que fortaleceu o seu compromisso com a preservação do meio ambiente e da sociedade.
Por sua vez, o director do departamento de Negociações, Raúl Diniz, afirmou que a capitalização do mercado contou com um peso sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de 24,22% (61 012 mil milhões), em 2023, contra 7,27% (54 578 mil milhões) do ano anterior.
Indicou que no período em análise registou-se a desvalorização do kwanza em cerca de 65%, assim como uma descida de 10% do preço do barril de petróleo, com tendência decrescente.
Durante o Fórum, a presidente do Conselho de Administração da BODIVA, Valentina Filipe, assegurou que a bolsa vai continuar a trabalhar para tornar o Mercado de Valores Mobiliários, no mecanismo central de financiamento complementar à economia nacional.
Disse que a BODIVA e todos os intervenientes do mercado vão, igualmente, trabalhar para a consolidação de um Mercado de Capitais robusto, transparente, eficiente e sustentável.
Sob o lema ‘10 anos de mercado: Conquistas e desafios’, a quinta edição do Fórum BODIVA teve como objectivo a apresentação do relatório dos mercados referente ao ano 2023 e debater diversos temas do mercado da bolsa. O evento serviu também para premiar os intervenientes com melhor desempenho, bem como fazer o lançamento da revista ‘A Bolsa’.