Economia

Economia


PUBLICIDADE

Ministro dos Transportes assegura certificação do aeroporto da Catumbela em 2024

Aeroporto da Catumbela vai ser certificado em 2024
Aeroporto da Catumbela vai ser certificado em 2024 Imagens: AIC

Redacção

Publicado às 07h35 07/06/2024 - Actualizado às 11h16 07/06/2024

Lobito – O ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu, assegurou, quinta-feira, que a certificação do Aeroporto Internacional da Catumbela, na província de Benguela, concretiza-se ainda este ano.

Ricardo D'Abreu, que falava à imprensa à margem do 15° conselho consultivo do seu pelouro, que decorre na cidade do Lobito, disse que a referida certificação depende de alguns procedimentos que estão a ser afinados para um melhor exercício da actividade aeronáutica.

“A certificação do referido aeroporto depende de um conjunto de acções de natureza operacional, de procedimentos, revisão dos manuais, formação de recursos humanos, infra-estruturas e equipamentos, que estão em fase avançada", afirmou.

"Teremos uma infra-estrutura de excelência disponível para apoio à actividade aeronáutica, permitindo que voos internacionais venham para Benguela e que possa servir também em casos de emergência, caso haja necessidade de alguma aeronave pousar aqui, por razões de segurança", esclareceu.

Em relação ao Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto, disse que foi apresentado um plano de acções no sentido de garantir a sua operacionalização, que está a ser cumprido.

"Na altura dissemos que iniciaria uma transferência operacional de carga em 2023 e de passageiros no final de 2024", afirmou.

Segundo o ministro, para se iniciar a operação de carga foi necessário garantir a certificação, de modo a receber voos internacionais.

"Dissemos há um ano que os voos para passageiros estão programados para o último trimestre de 2024 e isso exige que o aeroporto esteja certificado", enfatizou.

PUBLICIDADE