Negócios na BODIVA fixados em 952,3 mil milhões de kwanzas no mês de Agosto
Luanda - As negociações na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), em Agosto último, fixaram-se em 952,3 mil milhões de kwanzas, um crescimento de 21,6 por cento, em relação ao montante negociado no mês anterior, que foi de 782,9 mil milhões, anuncia o JA.
Os dados no Dashboard dos mercados Bodiva mostram que o montante atingido no mês de Agosto é o maior do ano, porém quando comparado ao período homólogo o recuo é de 37 por cento.
As negociações na Bodiva no mês de Agosto de 2023 atingiram a cifra de 1,5 biliões de kwanzas.
Segundo a fonte, o destaque para o desempenho dos resultados recai para os negócios realizados em ambiente bilateral (888,1 mil milhões de kwanzas), quando os negócios multilaterais totalizaram cerca de 64 mil milhões de kwanzas.
Os números indicam ainda que, actualmente a bolsa de dívida contabiliza um total de 31.581 contas custódias, número que serve para medir o volume de investidores, menos 1396 contas registadas no início do ano.
Sublinha que o ano de 2023 foi o maior volume financeiro movimentado historicamente na bolsa angolana em kwanzas impulsionado pela emissão das obrigações corporativas da Sonangol conjugado com o desempenho do Tesouro Nacional que em determinado momento do ano realizou algumas operações de recompra, compra e venda de dívida para alongar a maturidade da dívida.