Economia

Economia


PUBLICIDADE

Empresa Novagrolíder vai apostar na produção de cacau

Produtos em exposição (arquivo)
Produtos em exposição (arquivo) Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h18 09/09/2024 - Actualizado às 12h18 09/09/2024

Luanda - A Fazenda Novagrolíder, localizada no município de Porto-Amboim, província do Cuanza-Sul, está a apostar na produção de cacau, deu a conhecer sábado, o sócio-gerente, José Macedo.

Em declarações ao JA, informou que a fazenda está implantada numa área total de 6 mil e 700 hectares de terras cultiváveis, das quais 700 hectares em exploração, com realce para as culturas de cacau, legumes e fruteiras.

"Do total de hectares disponíveis, estamos a explorar 700 hectares, para as culturas de cacau, cebola, tomate, alho francês e normal, quiabo, beringela, manga, goiaba, figo da Índia, pitaya, romã, uvas de mesa e de vinho”, disse.

Sublinhou que a unidade já exporta produtos como papaia, abacaxi, meloa e manga para Portugal, e de lá para outros mercados da Europa.

"O nosso principal mercado de exportação é por via de Portugal, e a partir deste mercado, conseguimos exportar para França, Bélgica e Espanha, mas com a pretensão de atingir outros mercados internacionais, como a Turquia”, afirmou.

José Macedo revelou que na presente época agrícola, a aposta vai para a exportação da goiaba para os mercados europeus, com destaque para Portugal, uma intenção que pode abranger outras culturas.

Quanto aos níveis de produção, indicou que apesar dos prejuízos causados pelas chuvas, neste momento, regista-se melhorias, e garantiu que o país pode contar com os seus produtos.

"Em termos de produção, estamos melhores a cada dia que passa, e apesar dos prejuízos que tivemos na época chuvosa, felizmente, conseguimos reactivar grande parte da nossa produção e o país pode contar com os produtos da Novagrolíder de Porto-Amboim”, frisou.

Quanto às dificuldades, apontou a degradação das vias de acesso, em consequência das chuvas que caíram na região, situação que considerou ser um estrangulamento no processo de escoamento dos produtos, principalmente, em época de chuvas, e a morosidade da legalização de terras, sem o qual não se consegue recorrer aos financiamentos.

Com mais de 400 trabalhadores, segundo José Macedo, o campo de produção em Porto Amboím, dedica-se, igualmente, na criação do gado bovino, caprino e ovino.

"O sector pecuário também é uma das nossas apostas, e já temos 454 bovinos e cerca de 700 animais, entre caprinos e ovinos”, frisou, acrescentando que estão, nesta fase, a realizar testes com a produção de algodão e girassol.

A Fazenda Novagrolíder de Porto-Amboim é parte integrante do grupo empresarial Novagrolíder. É uma extensão da fazenda sede, que está localizada a mais de 20 quilómetros da cidade da Quibala, também na província do Cuanza-Sul, numa área de 8,5 mil hectares. Conta com uma força de trabalho activa constituída por mil e 300 trabalhadores, dos quais 90 por cento são nacionais.

PUBLICIDADE