EXPORTAçõES

Agência de investimento controla mais de 150 exportadores nacionais

AIPEX - negociosdeangola.ao
AIPEXImagem: negociosdeangola.ao

15/09/2024 08h04

Luanda - A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) controla actualmente mais de 150 exportadores nacionais, que desenvolvem trocas comerciais com vários países, informou, este sábado, em Luanda, o administrador executivo da AIPEX, Jerónimo Pongolola.

Ao discursar na abertura do primeiro workshop sobre Certificação de Exportações e Negócios de Angola, promovido pela instituição, em parceria com a Authentic Point, Jerónimo Pongolola realçou que os principais países de destino dos produtos "Feito em Angola” são a República Democrática do Congo (RDC), Namíbia, Zâmbia, Portugal, Brasil e Estados Unidos da América.

Destacou que um dos principais parceiros de Angola é a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), órgão encarregado de apoiar as acções de ajuda externa.

Garantiu que o Governo angolano tem feito esforços na promoção dos bens de produção nacional, através de mecanismos que facilitem a certificação.

Nos últimos meses, frisou, a AIPEX tem promovido a exportação de diversos produtos, com realce aos ligados as frutas tropicais, como a banana, manga, ananás, mamão, maracujá, abacate e laranja, enquanto, no segmento das bebidas, os produtos mais exportados são a cerveja e refrigerantes, e, em relação aos materiais de construção civil, o destaque recai para o cimento, ferro, varões de aço, tinta, mármore e granito.

Também tem sido exportado materiais de higiene e limpeza.

Reconheceu que, um dos resultados para o sucesso do processo é a aposta do Governo na certificação dos produtos, onde, através do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), foram registados mais de mil e 500 produtos com o selo "Feito em Angola”.

"O grande desafio é colocar estes produtos no mercado internacional, promovendo assim a expansão dos nossos negócios, uma forma de contribuir na diversificação da economia nacional, além de gerar mais receitas e divisas para o país”, frisou.

Assegurou que muitos países estão interessados em estabelecer parcerias com Angola, e a AIPEX tem intermediado a ligação entre os produtores nacionais e os investidores. 

Mais lidas


Últimas notícias