FERROVIA
Itália e Tanzânia juntam-se ao projecto do Corredor do Lobito

25/09/2024 14h30
Nova Iorque - A Itália e a Tanzânia poderão em breve juntar-se ao projecto do Corredor do Lobito, anunciou, esta segunda-feira, em Nova Iorque, o secretário de Estado americano, Antony Blinken.
Antony Blinken foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, em Nova Iorque, com quem discutiu o desenvolvimento do Corredor do Lobito e a mediação de Angola na guerra na Republica Democrática do Congo.
Falando numa conferência sobre o Corredor do Lobito, da Parceria para Infra-estruturas Globais e Investimentos, Antony Blinken disse que o projecto é um dos maiores em que os Estados Unidos estão envolvidos, noticia, esta quarta-feira, a VOA.
“Desejamos em breve dar as boas-vindas a Itália, que já fez investimentos significativos no continente, através do seu próprio Plano Mattel”, disse o secretário de Estado americano, acrescentando que até agora os Estados Unidos e os seus parceiros prometeram quatro mil milhões de dólares em investimentos para projectos ligados ao corredor.
Antony Blinken disse que a entrada em funcionamento da linha dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) já reduziu, substancialmente, o tempo para a exportação de produtos vindos do interior.
Salientou que em breve vai se iniciar o transporte regional de produtos agrícolas pela linha do CFB.
“Hoje a Tanzânia também se juntou às conversações sobre o Corredor do Lobito, pela primeira vez, algo que nós saudamos vivamente”, enfatizou Antony Blinken.
De salientar que foram anunciadas novas iniciativas para se construir uma linha de caminho de ferro, ligando a Zâmbia ao porto do Lobito, assim como foram assinados acordos entre Angola, Zâmbia e a Corporação para Financiamento de África.
A audiência do Presidente angolano ao secretário americano decorreu à margem da 79ª Assembleia Geral da ONU.