Vendas de Títulos do Tesouro rende mais de 113 mil Kwanzas


Luanda - O mercado pagou 113,90 mil milhões de kwanzas em Títulos do Tesouro emitidos pelo Ministério das Finanças, em Outubro último, foi anunciado, esta segunda-feira, em Luanda.
No toal, o Ministério das Finanças emitiu 117,88 mil milhões de kwanzas em Títulos de Tesouro em moeda nacional, registando uma redução de 18,88 por cento, em relação ao mês anterior.
De acordo com a Unidade de Gestão de Dívida (UGD) do Ministério das Finanças, no período em análise, foram disponibilizados Títulos de Tesouro com maturidade entre 182 dias e dois anos, a uma média que variou de 9,48 a 15 por cento.
Os dados indicam que se observou uma maior atractividade nos Títulos de Tesouro com maturidade de dois anos, enquanto os Títulos de Tesouro com maturidade inferior a dois anos registaram rácios de cobertura abaixo de 100 por cento.
Um despacho noticioso do JA Online indica que os dados divulgados pela UGD apontam que o montante mais alto vendido, no mês de Outubro, foi de 56,9 mil milhões de kwanzas, com valor pago de 57,5 mil milhões de kwanzas, com maturidade de 1,9 meses, numa variação de 15 por cento em relação ao mês passado e o mais baixo foi de 3,6 mil milhões de kwanzas, com montante pago de 3,4 mil milhões de kwanzas com maturidade de 150 dias.
Em Setembro, foram emitidos 147,8 mil milhões de kwanzas, tendo o mercado pago 140,4 mil milhões de kwanzas. O valor mais alto foi de 68,2 mil milhões de kwanzas com maturidades de 364 dias e o mais baixo de 407, 6 milhões de kwanzas nas maturidades de 364 dias.
O calendário provisório de emissão da UGD, para o mês de Novembro, revela que foram programadas oito sessões de vendas de bilhetes de tesouro com leilões de preços únicos e uniformes, com maturidades de 182 e 364 dias, às segundas e quintas-feiras.