DIAMANTES

Produção de diamantes ultrapassa os 10 milhões de quilates

Diamantes  - Reprodução
Diamantes Imagem: Reprodução

27/12/2024 15h00

Luanda - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo revelou, esta quinta-feira, em Luanda que Angola produziu, este ano e pela primeira na sua história, cerca de 12 milhões de quilates de diamantes.

Ao falar na cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim de ano, Diamantino Azevedo adiantou que o país ultrapassou, até Novembro último, a produção de 10 milhões de quilates.

Sublinhou, sem adiantar os montantes arrecadados com tal produção, que, com base no potencial identificado e no plano estratégico em curso, Angola consolida-se como um dos líderes mundiais no mercado de diamantes, assim como reforça o contributo do ptoduto para a economia nacional.

Relativamente a capacidade de lapidação de diamantes, destacou a inauguração de mais uma fábrica no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (Lunda-Sul), em Janeiro do corrente ano, tendo agora o país oito unidades do género.

enfatizou estar em curso a instalação da Bolsa de Diamantes de Angola, além da implementação de uma plataforma para a realização de leilões.

Sobre a construção da refinaria de ouro, em Luanda, lembrou que os trabalhos prosseguem, estando prevista a sua inauguração, em 2025.

Diamantino Azevedo assegurou que estão a ser criadas as condições para a construção do Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, no Namibe, prevendo-se o início dos trabalhos, em Janeiro próximo.

Referiu ainda as acções que visam a implementação do Cadastro Mineiro Digital de Angola (CMA), visando optimizar o processo de licenciamento e cadastro mineiro, auxiliar na mitigação da problemática de sobreposição de áreas de concessão mineira e o aumento do sentimento de transparência no sector.

No período de Janeiro a Novembro último, a produção de petróleo bruto em Angola atingiu a média de 1,134 milhões de barris por dia, registando um aumento de quase sete por cento, em relação a meta de 1,060 milhões de barris por dia definida no Orçamento Geral do Estado de 2024.

De acordo com o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o incremento na produção foi impulsionado pela entrada em operação de novos poços em quatro blocos (0, 15, 15/06 e 17), além da realização de uma série de intervenções em diversas concessões.

Destacou a aprovação e publicação do regime jurídico e fiscal aplicáveis à produção incremental, que visa produzir volumes adicionais acima da produção base acordada entre a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e os operadores.

Mais lidas


Últimas notícias