Ministro da Indústria e Comércio representa PR na reunião sobre investimentos


Luanda - O ministro angolano da Indústria e Comércio, Rui Minguês, representa o Presidente da República, João Lourenço, na décima quarta reunião anual de investimentos que decorre, de 07 a 09 do corrente mês, em Abu Dhabi, emirados Árabes Unidos.
O evento, iniciado esta segunda-feira, no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi, conta com a participação de mais de 100 países, entre Chefes de Estado, ministros, governadores de bancos centrais, além de centenas de conferencistas e representantes do mercado financeiro global, além de expositores, líderes empresariais e investidores.
Organizado com o apoio dos ministérios da Economia e da Indústria e Tecnologia Avançada e do Investimento dos Emirados Árabes Unidos, a reunião decorre sob o tema “Mapeando o Futuro do Investimento Global: A Nova Onda de um Cenário de Investimento Globalizado - Rumo a uma Nova Estrutura Mundial Equilibrada”.
Nas várias conferências, os participantes discutem matérias ligadas ao desenvolvimento económico, exploração de novas oportunidades que impulsionem o crescimento económico sustentável e o papel crucial na promoção de parcerias estratégicas que remodelem o futuro do comércio e do investimento, de acordo com as rápidas mudanças na economia global.
De acordo com um comunicado retomado pelo JA Online, os integrantes da delegação angolana fazem parte de várias discussões, destacando-se a intervenção do presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, Manuel Pedro, num painel sobre “Fórum Regional de África - das zonas ao impacto: ZEE africanas reinventadas”, a convite da Comissão Económica para África da ONU.
Segunda-feira, as sessões temáticas específicas debateram o investimento estrangeiro directo sobre o comércio global, as startups e unicórnios, as cidades e as finanças do futuro, manufactura global, economia digital e empreendedorismo.
A delegação angolana integra o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, e responsáveis da Zona Económica Especial Luanda-Bengo e da Administração Geral Tributária (AGT).
Paralelamente a reunião sobre investimentos, representantes angolanos do Ministério da Saúde participam na terceira edição do Fórum Mundial de Produção Local sob o lema “Avançando na produção local para a equidade em saúde, segurança global da saúde e desenvolvimento sustentável”.
Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em colaboração com o Emirates Drug Establishment, o fórum reúne ministros, altos funcionários, especialistas em saúde global e representantes do sector privado e de instituições financeiras internacionais.