Economia

Economia


PUBLICIDADE

Financiados mais de seis mil projectos pelo PRODESI

Financiamento da produção de alimentos faz parte das acções de estímulo à economia
Financiamento da produção de alimentos faz parte das acções de estímulo à economia Imagens: Reprodução web

Redacção

Publicado às 14h35 09/04/2025

Luanda - O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituições das Importações (PRODESI) financiou cerca de seis mil projectos em todo o país, num montante global de mais um bilião de kwanzas, revelou o director nacional para a Economia e Fomento Empresarial do Ministério da Indústria e Comércio, Alan Varela.

Alan Varela, que apresentava o relatório de desempenho do PRODESI do período 2019-2024, na cidade do Cuito (província do Bié), adiantou que os projectos permitiram gerar cerca de 104 mil empregos.

O director nacional para a Economia e Fomento Empresarial do Ministério da Indústria e Comércio sublinhou que os projectos, na sua maioria com incidência na agricultura e pecuária, receberam financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Aviso 10 (BNA), Programa de Apoio ao Crédito (PAC) e Alívio Económico.

Deu a conhecer que, no mesmo período, mais de 28 mil agentes produtores receberam capacitação técnica, tendo reconhecido que o investimento do Executivo na agricultura tornou o país auto-suficiente em alguns produtos, como o milho, frutas, hortícolas, cimento, bebidas e tubérculos.

Salientou que Angola já está com uma boa produção de arroz, trigo, farinha e óleo de palma, acrescentando que o Governo angolano aposta na maximização da produção de grãos.

A título de exemplo, referiu que, na província do Bié, o PRODESI financiar, no período em referência, 296 projectos, num total de 10 mil milhões e 500 milhões de kwanzas, investidos na produção de milho, soja, feijão, trigo, arroz, tubérculos, hortícolas diversas, entre outros produtos.

PUBLICIDADE