Economia

Economia


PUBLICIDADE

BAI investe mais de dois mil milhões de kwanzas em projectos sociais

BAI investe mais de dois mil milhões de kwanzas em projectos sociais
BAI investe mais de dois mil milhões de kwanzas em projectos sociais Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h54 13/04/2025 - Actualizado às 08h55 13/04/2025

Luanda – Mais de dois mil milhões de kwanzas foram investidos, em 2024, pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI) em vários projectos sociais em todo o país, segundo administradora executiva da instituição, Inokcelina de Carvalho.

Inokcelina de Carvalho que falava à imprensa no final da 3ª edição da gala dos Prémios Forbes - Responsabilidade Social Angola 2025, na qual a sua instituição bancária conquistou o troféu na categoria de sector financeiro e seguros.

De acordo com a responsável, além desse valor, o BAI investiu também nove mil milhões de kwanzas na requalificação do Largo do Kinaxixi, contribuindo, deste modo, no desenvolvimento social da capital do país.

“Com vista a trazer de volta a mobilidade no Largo do Kinaxixi, o BAI não mediu esforços para requalificar aquele património histórico. Temos implementado também outros projectos de impacto social, como a rede Wi-Fi grátis que incentiva a literacia digital”, salientou.

Realçou ainda o projecto “Artes nas comunidades”, iniciativa que conta com quatro galerias, permitindo que jovens das zonas periféricas e não só aprendam a pintar, desenhar, entre outras actividades.

A 3ª edição dos Prémios Forbes teve como grande vencedor a ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), pelas suas acções em prol do bem-estar das comunidades angolanas.

Durante a gala, uma iniciativa da Media Nove, a ADRA foi também galardoada na categoria de Agricultura, Transporte e Logística.

No sector do Comércio e Indústria, o prémio foi atribuído à empresa Jirétour's Investimento e Empreendimento, enquanto na área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação a firma TIS arrebatou o troféu.

O grupo MCA conquistou o prémio na categoria de Engenharia e Construção, na área do Petróleo, Gás e Minas foi galardoada a Azule Energy, ao passo que a Sonangol venceu no sector público empresarial.

Nesta edição, foram homenageadas duas figuras angolanas, designadamente o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e o músico Matias Damásio.
Os Prémios Forbes, que anualmente premeiam empresas nacionais e internacionais, visam distinguir instituições que se destacaram, nos seus sectores, para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos os angolanos.
Este ano, o evento reforça o seu lema central dedicado à celebração da Paz e da Reconciliação em Angola.

PUBLICIDADE