CAFé
Empresa Angonabeiro apoia 40 mil famílias produtoras de café

20/04/2025 12h58
Luanda - A empresa Angonabeiro apoia um total de 40 mil famílias camponesas, produtoras e fornecedoras de café das províncias do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Uíge, Malanje, Bié e Cabinda.
A informação foi prestada ao Jornal de Angola, pelo director-geral da empresa, Carlos Alberto Gomes, tendo realçado que a empresa compra aos pequenos cafeicultores de várias aldeias das regiões produtoras.
Em relação aos níveis de produção do café, afirmou que o processo de transformação e produção é positivo, porque a empresa transforma 450 toneladas de café por ano.
Os níveis de produção, destacou, estão limitados, não pela capacidade instalada, mas sim, pela dimensão do mercado.
No caso específico da produção de cápsulas de café, com a marca “Delta Q Ginga”, segundo o director-geral, a empresa regista uma produção de 400 mil por mês, com apenas um turno.
“Trabalhamos, actualmente, num horário, e neste período podemos duplicar a produção e facilmente atingir as duas mil toneladas ano, caso haja matéria-prima para o efeito”, disse.
Carlos Alberto Gomes informou que o resultado da produção da empresa tem garantido em stock de cerca de 300 toneladas, quantidade suficiente para atender as necessidades até ao mês de Julho do corrente ano.
“A partir de Julho vamos aumentar a reserva com a produção da actual campanha 2024/2025”, garantiu o director-geral da Angonabeiro.
A empresa registou, em 2024, um crescimento das vendas em cerca de 39 por cento face ao ano anterior, com a comercialização de mais de dois milhões de cápsulas “Delta Q Ginga”.
Na campanha agrícola 2023/2024, a Angonabeiro exportou 24 contentores de café verde para Portugal, que foram incorporados nos “blends” de café produzidos na Novadelta, a principal fábrica. Nos últimos anos a empresa investiu cerca de 18 milhões de euros.