FINANçAS

Angola participa nas reuniões de primavera do BM e FMI

Vera Daves de Sousa - DR
Vera Daves de SousaImagem: DR

21/04/2025 10h27

Luanda – A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, chefia a delegação angolana que vai participar nas reuniões anuais do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a decorrerem de 21 a 26 do corrente mês, em Washington (Estados Unidos da América).

As reuniões vão debater temas relacionados com as finanças públicas e privadas, geopolítica, inovação e projecções económicas, bem como a adopção de novas medidas para a economia mundial.

Participam nas reuniões ministros das Finanças, governadores de bancos centrais, académicos e vários agentes do mercado mundial, que vão igualmente debater e partilhar informações macro-económicas, mensurar a pobreza e a desigualdade global, assim como analisar a conjuntura mundial, no sentido de se identificar soluções e estratégias inovadoras.

Um dos pontos de destaque da agenda das reuniões é o encontro entre o Comité Monetário e Financeiro do FMI e o Comité de Desenvolvimento do Banco Mundial.

O FMI foi criado em 1944, tendo iniciado a sua actuação em 1945, quando 29 países subscreveram o convênio constitutivo do organismo internacional, contando actualmente com 189 países membros, incluindo Angola, que também é membro do Banco Mundial, desde 1989.

Por seu lado, o Banco Mundial, que tem apoiado Angola nos seus esforços destinados a reduzir a pobreza e promover o crescimento económico, é uma agência financeira internacional pertencente ao Sistema das Nações Unidas.

Mais lidas


Últimas notícias