PREMIAçãO

Anunciados vencedores dos prémios das micro, pequenas e médias empresas

INAPEM - jornaldeangola.ao
INAPEMImagem: jornaldeangola.ao

22/04/2025 09h32

Luanda - Nove candidatos venceram as várias categorias da primeira edição do prémio das micro, pequenas e médias empresas, em cerimónia realizada, esta segunda-feira, em Luanda.

Promovido pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), o concurso premiou as que mais se destacaram nas áreas da inovação, impacto social, responsabilidade ambiental e contribuição para o selo "Feito em Angola".

Na categoria micro-empresas, venceu a "Diombe Têxtil", localizada na província do Cuanza-Sul, seguida da "Quavi Qualidade de Vida Lda", da Huíla, e "Sociedade Agrícola Kuolola Lda", do Moxico-Leste.

Na de pequenas empresas, o primeiro lugar foi conquistado pela "Holísticos Serviços EST e Consultoria Lda", localizada em Luanda, seguida da "Indu-Agri Angola Lda", de Benguela, e "MBT Lda", da Huíla.

Por seu lado, na categoria médias empresas, saiu em primeiro a "Jardins da Yoba Lda", da Huíla, seguida da "Soapo Sociedade Anónima", de Luanda, e "Quimicoil, Lda", igualmente de Luanda.

O presidente do Conselho de Administração do INAPEM, Bráulio Augusto, disse, ao discursar na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do prémio, que concorreram ao mesmo mil 404 candidaturas, de 19 das 21 províncias do país, tendo considerado significativo no quadro do empreendedorismo nacional.

Braúlio Augusto recordou que o prémio, criado pelo Executivo, em 2023, simboliza o reconhecimento institucional ao mérito, resiliência e inovação das micro, pequenas e médias empresas, que diariamente contribuem para o crescimento económico do país.

Revelou que o vencedor da categoria micro-empresa recebe cinco milhões de kwanzas, enquanto o da pequena empresa está reservado um montante de 10 milhões e para o da média empresa um valor de 15 milhões.

Os nove premiados terão, igualmente, acesso gratuito à próxima cimeira Estados Unidos-África, bem como aos eventos realizados pelo INAPEM, além da divulgação dos seus produtos nas plataformas do instituto.

Sublinhou que os três classificados de cada categoria beneficiam ainda de redução no custo da sua participação na Feira Internacional de Luanda (FILDA), isenção de pagamento do selo "Feito em Angola", por um ano, patrocínio para missão empresarial internacional com foco no selo "Feito em Angola" e acesso a programas de formação e desenvolvimento de competências com foco na gestão das acções suficientes.

Deu a conhecer que os prémios serão entregues, esta quinta-feira, na cidade de Luanda.

O presidente da Comissão de Avaliação do Prémio, Redento Maia, afirmou que os critérios do concurso foram a inovação dos produtos, bens e serviços e processo, produtos com selo "Feito em Angola", impacto social na comunidade, responsabilidade ambiental, geração de empregos, formações técnicas e estágios profissionais.

Redento Maia referiu que o processo de avaliação decorreu em quatro fases, nomeadamente inscrições, selecção das empresas candidatas, análise e classificação.

Enfatizou que, de entre as empresas vencedoras, o maior destaque foi para as do do agro-negócio. 

Mais lidas


Últimas notícias