Transporte de mercadorias no Corredor do Lobito atingiu cerca de 125 mil toneladas


Luanda - As operações de transporte de mercadorias no Corredor do Lobito, durante o exercício 2024, atingiram um volume total de cerca de 125 mil toneladas, 40 mil das quais correspondente aos carregamentos de minério de cobre provenientes da República Democrática do Congo (RDC), segundo anunciou o Jornal de Angola.
A fonte faz referência aos dados da direcção da Lobito Atlantic Railway (LAR), concessionária do Caminho-de-Ferro de Benguela, cujas operações tiveram início há cerca de um ano.
A LAR projecta para os próximos anos atingir uma média anual acima de um milhão de toneladas exportadas para a Europa, América e Ásia, tendo em conta a crescente procura dos serviços da concessionária por parte de exportadores de matérias-primas.
O director de Operações da LAR, Nicolas Gregoir, afirmou, em declarações à imprensa, que a também concessionária do CFB e do Terminal Minério do Porto de Lobito pretende alcançar a rentabilidade necessária de modo a sustentar os investimentos realizados.
Nicolas Gregoir garantiu que a empresa está a fazer investimentos ao nível dos recursos humanos, o que passa pelo recrutamento de maquinistas e condutores, assim como ao nível do material circulante e da infra-estrutura, com vista ao aumento do número de comboios e estações.
Segundo o responsável, estima-se um investimento na ordem dos 600 a800 milhões de dólares, com um financiamento a ser mobilizado pelos bancos parceiros DFC (Estados Unidos) e DBSA (África do Sul).
Nicolas Gregoir mostrou-se optimista quanto à projecção de aumento, nos próximos três anos, dos níveis diários de transporte de minérios, numa altura em que a empresa conta com 800 trabalhadores.