ZEE desenvolve parceria com a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP)


Luanda - Delegações da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) reuniram-se, na segunda-feira, no Brasil, para traçar estratégias de parceria económica, segundo o JA Online.
O encontro, que decorreu sob coordenação do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX), contou com a presença de empresários brasileiros, analistas de comércio internacional e representantes de instituições ligadas ao sector produtivo do Estado de São Paulo.
A delegação angolana foi chefiada pelo administrador Executivo da ZEE Adriano Celso Borja, que durante a reunião apresentou as potencialidades da infra-estrutura, os incentivos fiscais e logísticos disponíveis para a instalação de empresas, bem como os planos de expansão da reserva fundiária agro-industrial.
Na apresentação destacou ainda o papel da ZEE como plataforma estratégica para a internacionalização de empresas brasileiras no continente africano, com especial enfoque para a industrialização, inovação e integração de cadeias de valor.
A FIESP, considerada a maior e mais influente entidade industrial da América Latina, manifestou interesse em aprofundar os mecanismos de cooperação com Angola, sublinhando as possibilidades de parcerias bilaterais nos domínios da produção industrial, transferência de tecnologia, formação técnica e desenvolvimento de negócios sustentáveis.
A instituição identificou a ZEE como um canal estruturante para fomentar o intercâmbio económico.