Feira Industrial de Benguela abre hoje com 395 empresas


Luanda - Um total de 395 empresas nacionais e estrangeiras participa hoje, quarta-feira, até ao próximo domingo, na 14ª edição da Feira Industrial de Benguela (FIB), numa mostra que promete impulsionar a dinamização económica da região Centro, Sul e de todo o país, segundo o Jornal de Angola.
A decorrer no Estádio Nacional de Ombaka, comparativamente à edição passada, de acordo com a organização, houve um aumento de duas empresas da edição passada em que participaram 393 instituições.
O evento decorre este ano sob o lema “A Segurança Alimentar”. A feira é uma organização do Governo Provincial de Benguela, em parceria com a Eventos Arena, com o apoio de vários ministérios e entidades do sector privado.
Entre os expositores constam empresas dos sectores da Agricultura, Pescas, Indústria, Comércio, Banca, Construção Civil, Telecomunicações, Energia, Formação Profissional, Turismo e Inovação Tecnológica. Até ontem, Portugal era o único país estrangeiro que se fazia representar no certame por delegações empresariais.
A organização refere que a FIB deste ano destaca a segurança alimentar, porque Benguela, integrada no estratégico Corredor do Lobito, representa hoje uma porta de entrada e escoamento essencial para o desenvolvimento agrícola do país e da região.
Este corredor liga o interior produtivo de Angola, passando pela Zâmbia e RDC.
“Ao destacar a segurança alimentar, a FIB valoriza não só o potencial agrícola nacional, mas também o papel de Benguela como hub logístico, comercial e alimentar, essencial para o combate à fome, à pobreza e para a promoção da soberania alimentar em Angola e na África Austral”, segundo a organização.
A edição deste ano regista um aumento no número de participantes e de áreas de exposição, o que demonstra o crescente interesse dos investidores por Benguela como plataforma estratégica para negócios e parcerias no corredor Lobito-Luau.