GADO

Feira do gado em Benguela com expositores locais e da Huíla

Gado em Angola - Angop
Gado em AngolaImagem: Angop

12/05/2025 12h01

Luanda - Mais de 300 cabeças de gado serão expostas na feira do gado de Benguela, a decorrer de 15 a 18 do mês em curso, no quadro dos 408 anos, desde que a localidade ascendeu à cidade, a ser celebrado na próxima sexta-feira.

 Segundo o JA Online, no certame, organizado pela Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela (CCGB), além de criadores e produtores de Benguela, também estarão representados, na sétima exposição, membros da associação da Huíla, enquanto no Mercadão participam produtores dos 23 municípios da província.

O presidente da CCGB, Paulo Flora, informou que o objectivo é apresentar a matriz de mais de 300 expositores, mas, o número poderá aumentar para 500, devido ao surgimento de 13 novos municípios da província.

“Vamos este ano realizar a 10ª edição do Mercadão e a 7ª edição da Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela. A inovação que existe este ano reside no facto de, ao invés de 10 municípios, vamos ter 23, devido à nova Divisão -Político Administrativa”, adiantou.

A CCGB tem o controlo de 120 associados. Paulo Flora reconheceu que há responsabilidade de em pouco tempo preparar condições para que todos os municípios mostrem e façam negócio com aquilo que são as suas matrizes.

Enalteceu o apoio do Governo Provincial de Benguela, através da Administração Municipal, que a comissão organizadora do Mercadão e a Cooperativa dos Criadores de Gado de Benguela estão a receber, para permitir, além de fazer novos negócios, criar parcerias, trocar experiências entre criadores e produtores.

“Vamos preparar o que se conseguiu conquistar nestes 50 anos de Independência e mostrar que Benguela não parou, não pára e está altura de responder àquilo que são as expectativas do país”, realçou o gestor

O recinto e a realização dos dois eventos que antecedem a Feira Internacional de Benguela (FIB) já se tornaram um ponto de encontro para aqueles que continuam e querem acreditar naquilo que é o potencial do país, a partir de uma base firme e sólida que Benguela tem.

Sem adiantar o número de participantes, Paulo Flora disse que à semelhança do que acontece todos os anos, é na recta final que se vê o tamanho de cada expositor.

 

 

Mais lidas


Últimas notícias