Projecto Simplifica Turismo foi apresentado em Portugal
Luanda - O Ministério do Turismo apresentou, segunda-feira, em Lisboa (Portugal), o Simplifica Turismo, uma iniciativa estratégica para dinamizar o sector turístico através da adopção de medidas de simplificação de processos administrativos.
No instrumento destacam-se duas medidas importantes: a adopção de um modelo de “Licenciamento Zero”, que permite que os empreendimentos turísticos iniciem a sua actividade sem a necessidade de tratar previamente um alvará, e a definição de um prazo ilimitado para o alvará de licença hoteleira.
A apresentação foi feita durante a terceira edição do Doing Business Angola 2025, uma iniciativa do Jornal Económico e da Forbes África lusófona.
No evento foram abordados temas estruturantes como o ambiente de negócios, privatizações, financiamento da economia, mercado financeiro, petróleo e gás, turismo e os desafios da Lusofonia num mundo em mudança.
Temas como o ambiente de negócios Angola-Portugal, o programa de privatizações da economia angolana, a estruturação do mercado financeiro em Angola, desafios e oportunidades no sector do Turismo em Angola, entre outros, foram também debatidos.
O encerramento do evento foi orientado pelo ministro do Turismo, Márcio Daniel, reforçando a relevância do turismo como pilar estratégico para a diversificação da economia angolana.
" O país dos próximos 50 anos não poderá continuar a ser dependente do petróleo e dos diamantes", sublinhou.
Apelou às empresas portuguesas no sentido de investirem no sector do turismo em Angola, salientando que o sector está aberto para acolher, apoiar e facilitar propostas de investimento.
"Invistam em hotéis, eco-resorts, parques temáticos, serviços turísticos, formação profissional e tecnologia aplicada ao turismo. Sejam pioneiros na transformação de um país com imenso potencial natural e humano", afirmou.