AVIAçãO

Assinado memorando com a Boeing para modernização do sector da aviação angolana

Ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu assina memorando com a Boeing - MINTRANS
Ministro dos Transportes, Ricardo D'Abreu assina memorando com a BoeingImagem: MINTRANS

20/06/2025 11h49

Luanda - O ministro angolano dos Transportes, Ricardo D'Abreu, e o vice-presidente sénior de vendas e Marketing de Aviação Comercial da Boeing, Brad MacMullen, assinaram, em Paris (França), um memorando de cooperação estratégica, com vista a modernização do sector em Angola.

O memorando foi assinado, à margem do Salão Internacional de Aeronáutica e Espaço de Paris (Paris Air Show), e faz parte de uma iniciativa mais ampla que envolve a TAAG (Linhas Aéreas de Angola), segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Transportes, divulgada pelo JA Online.

Este memorando estratégico define diversas áreas estratégicas de colaboração, entre a Boeing e a TAAG, incluindo acções para aumentar a eficiência operacional, através da transformação digital, reforço das capacidades técnicas e de manutenção, optimização e expansão das redes de rotas e mercados e apoio à modernização e ao crescimento da frota nacional.

De acordo com Ricardo D'Abreu, a TAAG tem sido uma pedra angular no panorama da aviação africana, desde a sua fundação, em 1938, sublinhando que, ao se navegar pelas complexidades de um mercado global em rápida transformação, é essencial que a companhia nacional, não apenas mantenha a sua vantagem competitiva, como também abrace a inovação e a modernização.

Por sua vez, o vice-presidente sénior de vendas e Marketing de Aviação Comercial da Boeing sublinhou que a parceria reitera o compromisso da sua empresa em apoiar o crescimento do sector da aviação em Angola e a contínua expansão das capacidades da TAAG, salientando estar ansioso em dar continuidade a mais de 75 anos de apoio à aviação comercial em África.

Actualmente, cerca de 70 por cento da frota comercial africana é composta por aeronaves da Boeing, operadas por mais de 60 companhias aéreas.

De acordo com as previsões do Boeing Commercial Market Outlook, África necessitará de mais de mil novos aviões, nas próximas duas décadas, para responder à crescente procura.

Esta colaboração entre o Ministério dos Transportes, a TAAG e a Boeing assinala a determinação de Angola em assumir um papel de liderança no panorama regional e global da aviação, conclui o documento.

Mais lidas


Últimas notícias