Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola e Turquia comprometidas em fortalecer cooperação bilateral

Ministros de Angola e da Turquia trocam Processo Verbal
Ministros de Angola e da Turquia trocam Processo Verbal Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 08h05 03/07/2025

Luanda – Angola e a Turquia assinaram, esta quarta-feira, em Ankara, o Processo Verbal da terceira Comissão Conjunta Comercial Económica e Técnica para formalizar os novos parâmetros de cooperação entre os dois países.

Uma nota de imprensa indica que o documento foi rubricado pelos ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, e da Energia e Recursos Naturais da Turquia, Alparslan Bayrakthar.

Durante a reunião foi reafirmado o compromisso de fortalecimento das relações de cooperação nos diferentes domínios, tendo Diamantino Azevedo apresentado o potencial de investimentos em Angola e convidado os turcos a investir em vários domínios, como o mineiro, energias renováveis, infra-estruturas, agricultura, formação de quadros e indústria transformadora.

Diamantino Azevedo convidou o seu homólogo turco a participar na Conferência sobre Petróleo e Gás, a decorrer, em Setembro próximo, em Luanda, enquadrada nas celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.

Por sua vez, o ministro turco enalteceu os avanços económicos registados em Angola, realçou os investimentos do seu país em África, com um volume actual de negócios estimado em 37 mil milhões de dólares, e os desafios e reformas no sistema de comércio multilateral.

Integraram a delegação angolana o embaixador de Angola na Turquia, João Salvador Neto, o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes, e técnicos dos ministérios das Relações Exteriores, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Agricultura e Florestas, Saúde, Turismo, Ensino Superior, Tecnologia, Ciência e Inovação, Educação e Juventude e Desportos.

PUBLICIDADE