Economia

Economia


PUBLICIDADE

Reajustados preços dos serviços dos transportes colectivos

Passageiros lutam por um lugar no táxi
Passageiros lutam por um lugar no táxi Imagens: Anselmo Gaspar/Agência GINGA

Redacção

Publicado às 07h24 07/07/2025

Luanda - A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) reajustou, este domingo, nos preços dos serviços de táxi colectivo, que passa a custar 300 kwanzas, e de autocarros urbanos, que sobre para 200 kwanzas.

No seu comunicado de imprensa, a agência justifica que a medida visa garantir o equilíbrio operacional das empresas de transporte e a continuidade dos serviços prestados à população.

"Estes ajustamentos obedecem aos normativos legais em vigor, nomeadamente o Decreto Executivo Conjunto n.° 402/14, de 22 de Dezembro, e o Decreto Presidencial n.° 128/10, de 10 de Junho", refere o comunicado.

A agência esclarece que sempre que ocorrer um ajuste nos preços dos combustíveis que não ultrapasse os valores de referência usados no cálculo das tarifas, estas não deverão ser alteradas, mantendo-se a estabilidade para os utentes, uma vez que os custos operacionais continuam a estar cobertos.

"A ANTT reafirma o seu compromisso com a prestação de um serviço público de transporte acessível, eficiente e sustentável, e apela à compreensão de todos os cidadãos face ao contexto económico global em que nos inserimos", lê-se no comunicado.

Até agora, os valores estavam fixados em 200 kwanzas param os transportes rodoviários ocasionais de passageiros, vulgo "azulinhos", e 150 kwanzas para os autocarros urbanos.

PUBLICIDADE