Economia

Economia


PUBLICIDADE

Governo incentiva aposta na produção de massango e massambala

Colheita de cereais
Colheita de cereais Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 09h25 13/07/2025

Luanda - O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, manifestou a necessidade de os municípios que integram o “Triângulo do Milho”, na província da Huíla, reforçarem a aposta no cultivo de massango e massambala para diversificar a produção.

Isaac dos Anjos falava no quadro das visitas que efectuou aos municípios do Quipungo, Caluquembe Chicomba, Matala, Caconda, Chipindo e Cuvango, que integram o triângulo, considerado um grande corredor de produção de milho, e que pode produzir outros cereais.

Sublinhou que as visitas aos municípios do Chipindo, Quipungo, Caconda, Matala, Caluquembe e Chicomba visam analisar a introdução do massango e da massambala na produção, por serem de ciclo curto e possibilitar duas colheitas por ano, uma de milho e outra de massango ou de massambala.

Deu a conhecer que o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar dá suporte ao cumprimento deste propósito, através da agência do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA), inaugurada recentemente na província do Huambo.

No município do Chipindo, Isaac dos Anjos visitou as obras na Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), construída no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP), coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), tendo avaliado o andamento das mesmas e identificados os principais desafios para a sua conclusão dentro dos prazos estipulados.

A iniciativa insere-se no plano nacional de revitalização das delegações do IDA, que visa garantir maior proximidade aos agricultores e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Na província da Huíla, pelo menos 80 por cento do milho colhido anualmente é proveniente do “Triângulo do Milho”, tendo, na campanha agrícola 2023-2024, sido colhidos 196 mil 131 toneladas.

PUBLICIDADE