Economia

Economia


PUBLICIDADE

Delegação do Banco Mundial visita Angola

Banco Mundial
Banco Mundial Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h40 21/07/2025 - Actualizado às 13h40 21/07/2025

Luanda - Uma delegação do Banco Mundial, chefiada pelo seu director-geral sénior, Axel Van Trotsnburg, inicia hoje, segunda-feira, uma visita de trabalho de cinco dias a Angola, com objectivo de reforçar a parceria com este país.

Uma nota daquela instituição em Angola, citada pelo JA Online sublinha que a comitiva prevê encontros com o Presidente da República, João Lourenço, e com os ministros do Planeamento e das Finanças.

O documento adianta que constam ainda da agenda da delegação reuniões com parceiros de desenvolvimento, sector privado, peritos angolanos das áreas de políticas económicas e sociais, para além de visitas à FILDA, às obras do projecto de água do Bita e uma deslocação à província de Benguela para engajamento com as autoridades locais e alguns actores do Corredor do Lobito.

No úlimo dia da missão, a delegação vai participar do evento público "Academia Banco Mundial", em que serão partilhados três trabalhois análíticos do Grupo Banco Mundial sobre a situação e perspectivas económicas de Angola.

Integram a comitiva, além de executivos séniores do BM, o vice-presidente regional para a África Oriental, Ndiamé Diop.

O alto funcionário, com 35 anos de trabalho, assegura a integração nas operações, com destaque para as alterações climáticas, a fragilidade, o capital humano e as questões de sustentabilidade da dívida.

Supervisiona as numerosas parcerias do Banco Mundial, nomeadamente com as Nações Unidas, as instituições financeiras internacionais (IFI) e os parceiros bilaterais.

Por seu lado, Axel Van Trotsnburg preside igualmente a reconstituição da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e representa o banco nas reuniões do G/ e do G20, bem como lidera o empenhamento do Banco na luta contas as alterações climáticas no contexto da conferência anual.

 

 

PUBLICIDADE