Economia

Economia


PUBLICIDADE

Expo/Bié 2025 arrecada milhões de kwanzas

Feira de produtos agrícolas
Feira de produtos agrícolas Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h58 22/07/2025

Luanda – A Bolsa de Negócios da província do Bié (Expo/Bié 2025) arrecadou mil milhão, 650 milhões, 727 mil e 400 kwanzas, com a venda de mais de quatro mil toneladas de produtos diversos.

Encerrada fim-de-semana último, pela governadora da província, Celeste Adolfo, a Expo Bié reuniu 446 expositores, entre locais e de outras províncias do país, de diversos ramos da actividade económica dos sectores público e privado, bem como instituições da administração do Estado.

Recorde-se que a feira foi aberta, na passada quarta-feira, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

Os produtos agrícolas e projectos de tecnologias foram os que mais se evidenciaram, tendo a governadora revelado que mais de 45 mil pessoas visitaram a exposição, incluindo convidados estrangeiros da Namíbia, República Democrática do Congo e Zâmbia.

Celeste Adolfo adiantou que a expo gerou também mais de mil e 600 empregos provisórios.

Os Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB) foram os vencedores do Grande Prémio da Expo/Bié 2025, tendo igualmente arrebatado prémios nas categorias de melhor participação de empresas e institutos públicos e da transporte e logística.

Por seu lado, o município da Calucinga venceu a categoria de melhor participação em cultura, enquanto o do Cuito ganhou o de melhor município e na categoria melhor gabinete provincial destacou-se o sector da saúde.

No domínio da saúde, o Centro de Reabilitação Física do Cuito venceu a categoria, enquanto a Emissora Provincial da RNA foi considerada a melhor empresa de informação, o Instituto Politécnico Privado Vitalis a melhor participação na área da educação e, na alimentação, a empresa Media Salis foi declarada vencedora.

A ENSA arrebatou o prémio na categoria de seguros, o Banco Sol a da banca e serviços, a empresa Kail Agricultura Magil ficou com a de máquinas e equipamentos, a Safri Comercial conquistou no sector industrial.

Na área de comércio e serviços, bem como cosmético e beleza, venceram as empresas AGP Palace e Sonehã e filhos Lda, respectivamente, e o prémio para melhor representação do sector da agricultura foi para a fazenda Arrozal e na pecuária para a empresa Grifil.

A Expo/Bié2025, que se realizou no quadro das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, decorreu sob o lema: “Expo-Bié 2025: Produzir, Transformar e Desenvolver Angola”.

PUBLICIDADE