Economia

Economia


PUBLICIDADE

Angola acolhe em Novembro Cimeira de Investimento Sustentável de África

Zona Económica Especial Luanda-Bengo- ZEE
Zona Económica Especial Luanda-Bengo- ZEE Imagens: Divulgação

Redacção

Publicado às 12h33 24/07/2025 - Actualizado às 12h33 24/07/2025

Luanda – Uma Cimeira de Investimento Sustentável de África (ASIS) e a décima Reunião Anual das Zonas Económicas Especiais Africanas vão decorrer, em Novembro próximo, em Luanda, soube-se, esta quinta-feira.

Uma nota de imprensa da Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE) indica que os eventos vão decorrer em paralelo, para assinalar um momento decisivo para o futuro económico de África e o papel central que Angola pode desempenhar na sua construção, oferecendo convergência entre o diálogo global sobre investimentos e o crescente ecossistema de zonas económicas especiais de África.

A realizarem-se entre os dias 26 e 28 de Novembro próximo, os eventos integram as comemorações oficiais dos 50 anos Independência de Angola, sendo anfitriões o Ministério angolano da Indústria e Comércio e a Zona Económica Especial Luanda-Bengo, com organização da União Africana e da Organização das Zonas Económicas de África.

São parceiros na organização dos dois eventos, a agência Tanger Med, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), revela a nota de imprensa.

Segundo a nota, a realização dos eventos em Luanda destaca a ascensão de Angola como polo regional de investimento e líder no desenvolvimento sustentável no continente africano e consolida também a ZEE, como um motor crucial da transformação económica em Angola e em África.

Nesta sua primeira edição, a Cimeira do Investimento Sustentável em África vai servir como uma plataforma de alto nível para investidores, financiadores, decisores políticos e parceiros de desenvolvimento explorarem caminhos concretos para acelerar o investimento sustentável e inclusivo em todo o continente, com incidência na resiliência económica, desenvolvimento industrial e fluxos de capital a longo prazo.

A cimeira vai colocar as oportunidades de investimento em África no centro das discussões globais sobre o desenvolvimento económico e as estratégias de crescimento empresarial, destacando a posição de Angola como líder regional.

A Reunião Anual das ZEE Africanas vai se constituir em uma plataforma para as ZEE, decisores políticos, operadores, especialistas e instituições financeiras trocarem opiniões e experiências sobre as suas políticas, no contexto da atracção de investimento de impacto, alavancando as zonas como um modelo económico competitivo, em prol da transição verde e da diversificação industrial e económica.

A nota adianta que será um momento crucial para reunir investidores globais, decisores políticos africanos e líderes globais, explorando o interesse dos investidores em África que está a crescer de forma constante, impulsionado pela população jovem, expansão da base de consumidores, abundância de recursos e aceleração da integração regional, através da Zona de Livre Comércio Continental Africana.

PUBLICIDADE