EXPOSIçãO
Aberto ao público pavilhão de Angola na Expo 2025 Osaka
03/07/2025 07h24
Luanda - O pavilhão de Angola na Expo 2025 Osaka Kansai (Japão) está aberto ao público, desde a última semana de Junho último, a contar a história da saúde, patrimônio e esperança, através da perspectiva “Educação para saúde“.
Um comunicado de imprensa da Comissão Interministerial de Angola para a Expo 2025 Osaka Kansai indica que o pavilhão oferece aos visitantes uma visão inspiradora de como a educação pode
moldar comunidades, tornando-as mais saudáveis e resilientes.
O comunicado esclarece que a exposição de Angola é guiada pelo tema "Educar a comunidade para um futuro melhor", alinhado ao sub-tema "Salvando Vidas", combinando narrativa, expressão cultural e percepção social para envolver o público, sobretudo os japoneses.
Com uma média de dois mil e 600 a três mil visitantes diariamente, o pavilhão exibe uma mensagem
introdutória do Presidente da República, João Lourenço, seguido de um filme de 10 minutos, intitulado "Um Sonho de Tchissola", inspirado na história real de uma jovem cuja batalha de infância contra a malária alimenta a sua ambição de se tornar uma profissional de saúde.
O filme explora o equilíbrio entre a cura tradicional e a medicina moderna, ao mesmo tempo que destaca o papel fundamental das mulheres, nos sectores da saúde e da educação em Angola.
Os visitantes desfrutam ainda de um espaço interactivo que aborda assuntos da ciência, educação, tecnologia e saúde, assim como outros aspectos sociais, como empoderamento da mulher angolana.
Um espaço infantil, dedicado a aspectos da vivência de duas crianças, uma japonesa e outra angolana, exibe várias entrevistadas a menores angolanas sobre o seu futuro.
Nas próximas semanas, o pavilhão apresenta uma área cultural e gastronômica, com um restaurante angolano, denominado "Imbondeiro", que vai servir pratos tradicionais, celebrando os sabores de Angola, existindo igualmente um palco dedicado a demonstração da cultura musical contemporânea e tradicional angolana.
Em entrevista à imprensa japonesa, a comissária geral do pavilhão de Angola na Expo 2025 Osaka, Albina
Assis Africano, afirmou que a educação é a base de uma sociedade saudável, por isso, no "pavilhão, compartilhamos uma história profundamente pessoal que reflecte os valores e as aspirações de Angola".
Sublinhou que o pavilhão expressa a crença angolana no potencial humano, no desenvolvimento comunitário e no orgulho cultural, sendo uma plataforma única para todos os visitantes descobrirem mais sobre Angola e a se envolverem no seu espírito, herança e promessa.
O pavilhão de Angola representa a identidade nacional e convida o mundo a testemunhar como o país está a moldar o seu futuro, através do poder da educação e da preservação de uma sociedade sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destaca o comunicado de imprensa.