Criada Câmara de Comércio França-Angola


Luanda – A Câmara de Comércio França-Angola foi criada, na semana finda, para promover investimentos recíprocos entre os dois países e reforçar a representatividade empresarial.
A nova instituição substitui o agora extinto Clube de Empresários França-Angola, segundo uma nota de imprensa, que refere cabe a Câmara de Comércio França-Angola proporcionar igualmente mais oportunidades às empresas dos dois países.
A câmara visa também promover a facilitação do acesso a programas de apoio ao comércio externo, eventos internacionais, missões empresariais e acordos bilaterais.
“A captação de investimento, através de uma plataforma mais estratégica de interacção com autoridades económicas e comerciais, assim como o reconhecimento institucional alargado como entidade bilateral oficial, promovendo maior visibilidade junto de parceiros públicos e privados também preenchem os nossos objectivos”, salienta a nota.
Embora as duas estruturas tenham o mesmo foco, administrativamente um clube empresarial foca-se geralmente no networking e desenvolvimento profissional dos seus membros, enquanto uma câmara de comércio representa os interesses de um sector ou região específica e promove o comércio e o investimento.
O extinto clube dos empresários foi criado, em Setembro de 2018, impulsionado pelos embaixadores de Angola e de França, na sequência da visita oficial do Presidente de Angola, João Lourenço, à França, em Maio do mesmo ano.
Importa recordar que as trocas comerciais entre Angola e a França rondaram os três mil milhões de euros em 2024.