Economia

Economia


PUBLICIDADE

Banco Mundial realça avanços registados por Angola

Ministro do Planeamento (à esq.) com o representante do Banco Mundial em Angola
Ministro do Planeamento (à esq.) com o representante do Banco Mundial em Angola Imagens: Dr

Redacção

Publicado às 13h26 10/08/2025

Luanda - O representante do Banco Mundial em Angola, Juan Carlos Alvarez, enalteceu, em Luanda, os avanços registados em Angola, no último exercício fiscal, com uma taxa de desembolso de 24 por cento, superando a meta corporativa da instituição, fixada em 21 por cento.

O responsável prestou a informação durante um encontro com o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, no quadro das reuniões entre o Governo de Angola e o Banco Mundial, nos dias 7 e 8, uma sessão de revisão conjunta da carteira de projectos financiados pela instituição multilateral.

“Foi um esforço conjunto, a todos os níveis. Agradeço a colaboração das equipas técnicas, dos CTLs, das operações e, em especial, ao senhor Ministro e ao senhor Secretário de Estado pela participação activa que permitiu atingir este resultado”, afirmou Juan Carlos Alvarez, segundo o site do Ministério do Planeamento, citado pelo JA Online.

O representante reforçou a necessidade de uma actuação coordenada e eficaz para identificar e superar os principais desafios que afectam a execução dos projectos, assegurando que os seus benefícios cheguem efectivamente às populações.

Durante a sessão, foi também partilhada a experiência de São Tomé e Príncipe, que alcançou uma taxa de de-sembolso de 43 por cento, resultado de reformas implementadas na sua Agência de Implementação Centralizada. A presença do director da agência teve como objectivo partilhar boas práticas que possam ser adaptadas à realidade angolana.

Progressos alcançados

O encontro teve como objectivo avaliar os progressos alcançados, identificar os principais constrangimentos e delinear acções concretas para acelerar a execução e maximizar o impacto dos investimentos em curso.

Durante o evento, foi assinado o Plano de Acção da Revisão Conjunta da Carteira de Projectos Financiados pelo Banco Mundial, reforçando o compromisso das partes com a eficiência e eficácia na implementação dos projectos.

O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, destacou a importância estratégica da parceria entre o Governo de Angola e o Banco Mundial para o desenvolvimento sustentável do país.

“A parceria entre o Go-verno de Angola e o Banco Mundial tem-se revelado um pilar fundamental na implementação de projectos estruturantes em áreas-chave como a Educação, Saúde, Energia, Água, Protecção Social, Agricultura e Reforma Institucional”, afirmou.

O encontro serviu para reforçar o alinhamento entre os projectos em curso e as prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, cuja revisão intercalar está em andamento.

Victor Hugo Guilherme sublinhou também a importância de garantir que os projectos gerem resultados concretos e visíveis para a população.

“Devem traduzir-se numa escola funcional, numa unidade de saúde equipada, numa estrada transitável, numa comunidade com acesso à água potável ou num jovem com oportunidade de formação e acesso ao crédito”, disse.

PUBLICIDADE