Economia

Economia


PUBLICIDADE

OGE com despesas de 6,44 biliões de kwanzas no segundo trimestre de 2025

Sede do Ministério das Finanças em Luanda
Sede do Ministério das Finanças em Luanda Imagens: Arquivo

Redacção

Publicado às 12h47 11/08/2025

Luanda – Angola realizou despesas no valor de 6,44 biliões de kwanzas, durante o segundo trimestre do corrente ano, revela o relatório de execução trimestral do Orçamento Geral do Estado (OGE) do Ministério das Finanças.

Segundo o relatório, o valor despendido representa uma execução de 74 por cento da previsão para o referido trimestre e 19 por cento, em relação a despesa anual fixada no Orçamento Geral do Estado de 2025.

No segundo trimestre, foram arrecadadas receitas no valor de 5,93 biliões de kwanzas, que corresponde a uma execução de 68 por cento do previsto e 17 por cento da receita anual prevista.

De acordo com o relatório dos meses de Abril, Maio e Junho, as despesas realizadas significam um aumento de 39 por cento, comparativamente ao período homólogo.

"As despesas correntes realizadas neste período estão fixadas em 3,35 biliões de kwanzas, com uma execução de 22 por cento, em relação a despesa anual autorizada, e uma participação de 52 por cento sobre a despesa total executada", refere o documento.

Comparativamente ao ano anterior, as despesas correntes registaram um aumento de 25 por cento, impactadas essencialmente pelo aumento nas rubricas de restituições e indemnizações (+100 por cento), bens (+89), subsídios e outras transferências (+71) e serviços (+55), indica o documento.

Os encargos com o pessoal referentes ao pagamento de salários e obrigações remuneratórias registaram despesas de 985,72 mil milhões de kwanzas, representando uma taxa de execução de 23 por cento, face a despesa aprovada, e uma participação de 15 por centoi sobre a despesa total realizada, com o registo de um aumento de 30 por cento, face ao período homólogo, esclarece o relatório.

Relativamente as despesas de bens e de serviços registaram execuções de 498,97 mil milhões e 446,64 mil milhões de kwanzas, correspondentes a graus de execução de 24 e 20 por cento do valor anual autorizado, respectivamente, refere o documento do Ministério das Finanças.

O relatório indica que as despesas com juros da dívida interna e externa foram executadas na ordem de 1,05 biliões de kwanzas, tendo sido registada uma taxa de execução de 24 por cento, em relação ao orçamento anual, e uma taxa de participação de 16 por cento sobre a despesa total executada, com uma redução na ordem dos nove por cento.

Quanto as restituições e indemnizações, observa que foram executadas, ao longo do segundo trimestre, despesas de 6,02 mil milhões de kwanzas, representando um aumento superior a 100 por cento, comparativamente a igual período anterior.

As despesas de capital fixaram-se em 3,09 biliões de kwanzas, demonstrando uma execução de 16 por cento e uma participação sobre a despesa total de 48 por cento, tendo registado um aumento de 58 por cento, face aos anteriores três meses.

PUBLICIDADE