Huambo conquista prémio "Melhor Município de Angola"


luanda - A cidade do Huambo conquistou o prémio de melhor município de Angola, na quinta edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), por boas práticas de governação e qualidade na execução orçamental.
A gala de premiação do "Melhor Município de Angola" realizou-se à margem da quinta edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), promovida pelo Ministério da Administração do Território, no estádio nacional “Ombaka” (província de Benguela), de sábado e a segunda-feira última, visando promover o desenvolvimento local.
Como “Melhor Município de Angola” do tipo A, o Huambo recebeu o prémio monetário de 100 milhões de kwanzas, enquanto a Camapuca (província do Bié) embolsou 90 milhões, Cangandala (Malanje) 80 milhões e Chipindo (Huíla) 70 milhões, ao vencerem nas categorias de municípios dos tipos B, C e D, respectivamente.
O júri distinguiu, na categoria "Urbanismo, Infra-estruturas e Ordenamento do Território", o município do Porto Amboim, no Cuanza Sul (tipo B), pela expansão de energia e água às zonas rurais, o Huambo (A), pelo plano de emergência "Vimbo Lietu" (O nosso quimbo), o Buco Zau, em Cabinda (C), pelo desenvolvimento urbano de Mbuco-Mabela, e o Chipindo, na Huíla (D).
Na categoria "Protecção e Conservação dos Ecossistemas e da Biodiversidade", foram premiados os municípios do Dande, no Bengo (A), pelas olimpíadas ambientais, de Cacongo, em Cabinda (B), pelo projecto Cacongo Verde, e Quipungo, na Huíla (C), pelo saneamento total liderado pelas comunidades e recolha selectiva de resíduos.
Para a categoria "Igualdade e Inclusão", o júri reconheceu nas classes A, B e C os municípios da Matala (Huíla), com uma iniciativa de empoderamento da mulher e combate à violência doméstica, do Porto Amboim (Cuanza Sul), com o projecto “Mulheres Podem: empreendedorismo e liderança feminina”, e da Cacula (Huíla), pela criação de caixas comunitárias de crédito, respectivamente.
Relativamente a Educação e Qualificação Profissional, o município do Huambo, com o projecto de horta escolar, educação de qualidade e inclusiva, e da Camacupa (Bié), que se destaca na expansão da rede escolar, venceram a categoria, nos respectivos tipos de municípios.
Com o projecto de revitalização do trigo, o município da Ganda (Benguela), do tipo B, venceu na categoria de Conectividade, Empreendedorismo e Inovação, enquanto os de Luanda e da Chicala Choloanga (Huambo), dos tipos A e C, preencheram a mesma categoria.
Segundo o Ministério da Administração do Território, o prémio Melhor Município de Angola visa melhorar a gestão pública dos municípios, por via da promoção e valorização de iniciativas que garantam a qualidade, eficiência e eficácia da acção governativa local, bem como a integridade, além da boa governação e adopção das melhores práticas de administração do território.
O stand da província do Cuanza Norte foi eleito, esta segunda-feira, o melhor da quinta edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que encerrou no estádio nacional "Ombaka", arredores da cidade de Benguela.
Assistiram a gala ministros de Estado, ministros, governadores provinciais e administradores dos 326 municípios do país, entre outros convidados.