Agência zambiana regista volume de negócios de 30,1 milhões de dólares


Luanda – A Agência de Desenvolvimento da Zâmbia (ZDA) registou um volume de negócios de 30,1 milhões dólares, após a missão comercial realizada na Feira Internacional de Angola (FILDA), indica uma nota distribuída à imprensa, esta segunda-feira.
Na nota, manifesta o interesse de empresas zambianas em reforçar parcerias com as angolanas, em vários domínios, tendo realçado que os negócios realizados foram feitos por 20 empresas zambianas que participaram da missão comercial, de 24 a 26 de Julho, em Luanda, à margem da edição da FILDA.
As empresas zambianas participantes representaram os sectores da manufacturação, agro-processamento, agricultura, mineração e construção, entre outros.
As principais áreas de interesse para as transacções comerciais registadas incluíram o fornecimento de óleo de cozinha, cereais, mel, amendoim, fertilizantes agrícolas, equipamentos de engenharia e oferta de serviços, como consultoria em mineração para Angola.
A agência sublinha que o principal objectivo da missão foi estabelecer novos vínculos comerciais entre os sectores privados da Zâmbia e de Angola, assim como identificar e explorar oportunidades de negócios entre os dois países e expandir as empresas zambianas no mercado angolano.
Constam das intenções a facilitação e envolvimento directo das empresas zambianas em Angola, realização de reuniões pré-agendadas, para promover parcerias, oportunidades comerciais e de investimento, e fortalecer as relações económicas entre os dois países, visando alavancar os acordos comerciais bilaterais para o desenvolvimento de infra-estruturas como o Corredor do Lobito.
De acordo com a nota, durante a FILDA 2025, que decorreu de 22 a 27 de Julho último, a agência forneceu uma plataforma para as empresas zambianas explorarem novas oportunidades comerciais, construírem parcerias regionais e desbloquearem um potencial de exportação mais amplo dentro e fora de Angola.
Do lado angolano, a missão contou com o apoio da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).
A ZDA é a principal agência de desenvolvimento económico da Zâmbia, com a missão multifacetada de promover e facilitar o comércio, investimento e desenvolvimento empresarial no país, sendo responsável por construir e aprimorar o perfil de investimento do país para aumentar a entrada e formação de capital e criação de empregos.