Angola participa na Cimeira de Investimento em Água da União Africana


Luanda - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, participa, na cidade do Cabo (África do Sul), na Cimeira de Investimento em Água da União Africana, que decorre sob o tema "Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade".
Uma nota de imprensa do Ministério da Energia e Águas indica que a cimeira se realiza no âmbito da presidência da África do Sul do G20, grupo que os países com as maiores economias do mundo, tendo a cerimónia de abertura sido orientada pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
A cimeira, que termina esta sexta-feira, pretende colmatar o défice anual de cerca de 30 mil milhões de dólares em investimentos em água no continente africano, reunindo Chefes de Estado africanos, representantes do G20, investidores mundiais, parceiros de desenvolvimento, entre outros.
A cimeira visa partilhar perspectivas de políticas nacionais e globais sobre investimentos em água, explorar oportunidades de atracção de financiamentos privados e mistos para a segurança hídrica.
O Programa Africano de Investimento em Água é considerado uma plataforma vital para galvanizar acções concretas e investimentos para garantir água potável e serviços de saneamento para todo o continente africano e seus respectivos povos, lê-se na nota do Ministério da Energia e Águas.