Economia

Economia


PUBLICIDADE

Lançado em Cabinda Projecto Kuma para promover empregabilidade de jovens

Projecto Kuma lançado em Cabinda
Projecto Kuma lançado em Cabinda Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h59 20/08/2025 - Actualizado às 11h59 20/08/2025

Luanda - O Projecto KUMA, iniciativa com foco na formação técnico-profissional, empregabilidade e inclusão produtiva de jovens foi lançado, quarta-feira, na província de Cabinda, em cerimónia orientada pelo ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

 Um comunicado de imprensa, citado pelo JA Online, sublinha que o projecto prevê capacitar mais de cinco mil pessoas com cursos certificados em áreas como mecânica, electricidade, soldadura, canalização, informática e turismo, alinhados às exigências da Refinaria de Cabinda e do mercado local.

Kuma, que significa crescer na língua local, é uma iniciativa conjunta da Sonangol e Gemcorp Angola. 

O projecto contempla a criação de centros de formação fixos e móveis, com apoio logístico completo, e prioriza a participação de jovens, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência, promovendo a redução do desemprego e o desenvolvimento de competências locais.

Subsídios para formadores

Cada formando vai receber, durante a formação, um subsídio mensal de 100 mil kwanzas, sendo eles prioritários na prestação de serviços à Refinaria de Cabinda.

Durante o acto, o ministro Diamantino Azevedo destacou que “o KUMA é um passo firme para uma Angola mais inclusiva e preparada para os desafios do futuro".

Por seu lado, a governadora de Cabinda, Suzana Abreu, felicitou os promotores pela iniciativa e realçou que a preparação da educação dos jovens é uma prioridade.

PUBLICIDADE