Empresas angolanas participam na Feira Comercial Intra-africana na Argélia


Luanda – Cerca de 100 empresas angolanas públicas e privadas, ligadas a agricultura, indústria, tecnologia, finanças, transportes e logística, participam, de 04 a 10 de Setembro próximo, na quarta edição da Feira Comercial Intra-africana, na Argélia.
Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, em Luanda, o embaixador da Argélia acreditado em Angola e São Tomé e Príncipe, Mounir Bourouba, revelou que a edição 2025 da feira vai reunir cerca de dois mil expositores de 75 países do mundo e prevê uma média de 40 mil participantes, oriundos de 140 países.
Sublinhou que o evento, realizado pela Comissão da União Africana, secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana e Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), é bi-anual e visa promover o comércio e investimento africano para o mundo.
Deu a conhecer que, até ao momento, está confirmada a participação de 50 empresas angolanas, decorrendo contactos com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), a Câmara de Comércio e Indústria de Angola, associações industriais e os ministérios da Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, para mobilização de mais empresas.
Mounir Bourouba sublinhou que a escolha do seu país para albergar o evento espelha o compromisso da Argélia com a soberania industrial africana, integração económica continental e a realização de parcerias mutuamente benéficas.
Adiantou que a feira vai promover os 50 anos da Independência de Angola e a presidência em exercício do país na União Africana, com um stand de 600 metros quadrados.
O segundo dia da feira está reservado a Angola, servindo de oportunidade para o país expor as suas potencialidades e oportunidades de investimento, sublinhou o diplomata argelino.
Durante a feira, disse, prevê-se a assinatura de acordos em mais de 44 mil milhões de dólares, nas áreas da agricultura, indústria, tecnologias de informação e comunicação, infra-estruturas, energia renovável, turismo, transporte, saúde, finanças, indústria automóvel e logística.
Sublinhou que as relações diplomáticas entre Angola e Argélia são históricas e fortes, marcadas por apoio mútuo durante a luta pela Independência de Angola e cooperação contínua em diversas áreas, trabalhando, actualmente, para fortalecer a cooperação bilateral nas áreas política, de defesa, economia, comércio e recursos minerais.
Actualmente, o volume de negócios entre os dois países está avaliado em cerca de 30 milhões de dólares.
Revelou que um Conselho de Negócios, integrado pelas câmaras de Comércio e Indústria de Angola e Argélia, vai ser instituído, brevemente, para dinamizar as relações económicas entre os dois países e aumentar o volume de negócios.
O embaixador da Argélia em Angola e São Tomé e Príncipe referiu que o Conselho de Negócios contribuirá para identificar os sectores prioritários para cooperação e estreitar a relação entre os operadores económicos.
Enfatizou estar em curso negociações sobre acordos em vários domínios relevantes para os dois países, como agricultura, energia, turismo, transporte e formação, com vista a incrementar a cooperação bilateral.
Mounir Bourouba adiantou estar, igualmente, em projecção a abertura de uma rota aérea Argélia/Luanda, como forma de estimular os negócios.
Actualmente, Argélia exporta para Angola, entre outros produtos, materiais de construção e siderúrgico.