Expo Catoca-30 anos aberta hoje em Luanda


Luanda - A Expo Catoca-30 anos foi aberta, esta terça-feira, em Luanda, em cerimónia orientada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, evento que marca o início de uma celebração histórica da maior empresa diamantífera do país.
Ao intervir na cerimónia, o governante reafirmou o compromisso de o ministério assegurar um ambiente regulatório estável, competitivo e sustentável, que permita ao sector mineiro crescer com responsabilidade e gerar riqueza para todos os angolanos.
Assegurou também o apoio permanente às empresas que, como a Catoca, independente da sua dimensão, demonstram que a boa gestão, a transparência e o compromisso social são o verdadeiro caminho para a prosperidade.
O ministro referiu a acções de responsabilidade social, no apoio às comunidades, nos domínios da educação, saúde e infra-estruturas dizem algo maior, que o valor da Catoca não se mede apenas em quilates, mas sobretudo no impacto positivo que gera na vida das pessoas.
Segundo notícia da ANGOP, ao abrir a Expo, Diamantino Azevedo disse que se celebra a visão de que é possível transformar recursos minerais em progresso, desafios em oportunidades e trabalho árduo em esperança para milhões de angolanos.
"A cidade mineira de Catoca é mais do que a maior diamantífera do nosso país em volume e valor. É uma das maiores do mundo, Catoca é orgulho nacional. É a prova viva de que a excelência, a inovação e a responsabilidade social podem caminhar juntas. É a desmonstração de como a empresa pode ser ao mesmo tempo altamente produtiva e profundamente humana", frisou.
A Expo Catoca integra exposição institucional e tecnológica das principais empresas do sector mineiro, participação de bancos, seguradoras e instituições públicas, painéis temáticos e conferências sobre mineração sustentável, inovação e impacto social, sessões de networking empresarial e apresentações culturais.
A exposição reúne parceiros estratégicos, investidores, representantes do governo e especialistas, num espaço de reflexão sobre o passado, presente e futuro da mineração em Angola e no continente africano.
A Sociedade Mineira de Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), com 59 por cento e a Taadeen Investment LLC, empresa subsidiária do Fundo Soberano de Oman, com 41 por cento.
Catoca explora o terceiro maior quimberlito do mundo, a céu aberto, e é a maior empresa no sub-sector diamantífero em Angola, sendo responsável pela recuperação de mais de 75 por cento dos diamantes no país, de acordo com o site da empresa.
Sob o lema “Aqui, onde os diamantes encontram a comunidade”, o evento decorre de 26 a 28 de Agosto, na Base da Sociedade Mineira de Catoca.