Sexta conferência Angola Oil e Gás acontece em Setembro


Luanda - A sexta edição da Conferência e Exposição Angola Oil e Gás realiza-se, a 03 e 04 de Setembro próximo, em Luanda, para impulsionar os projectos angolanos e oferecer uma plataforma para parcerias, negócios e diálogo.
De acordo com fonte da organização da conferência, a mesma vai decorrer sob o lema "Angola aos 50: O petróleo e o gás como factor de desenvolvimento", alinhada aos objectivos do Executivo em posicionar o sector como um catalisador do crescimento económico do país, a longo prazo.
A organização refere que o programa foi reforçado com mais sessões técnicas, painéis de debate e espaços de networking, bem como preços promocionais para facilitar o acesso do público.
Entre os momentos institucionais de maior relevo, destacam-se, para lém das cerimónias de abertura e de encerramento, homenagens a figuras históricas do sector e anúncios estratégicos, por parte de operadores do mercado.
Durante o evento, vão estar em debate novas estratégias que visam acelerar os objectivos de exploração e produção em Angola, com a ambição de manter a produção do crude acima de um milhão de barris por dia, para além de 2027, assim como o desenvolvimento em gás não associado, refinação e petroquímica.
A conferência visa também servir de plataforma para parcerias, colaborações e assinaturas de negócios, em milhares de milhões de dólares, como aconteceu, em 2024, em que foram assinados cinco acordos.
Entre os oradores previstos, destacam-se o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, assim como os seus homólogos da BP e da ENI e representantes de outras petrolíferas, além do presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o secretário executivo da Associação de Distribuição de Refinadores de África e o presidente executivo da Câmara de Energia Africana fazem parte dos convidados destacados da conferência.
A conferência é promovida, desde há cinco anos, com apoio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, Sonangol e da Câmara Africana de Energia.
Está prevista a participação nesta edição de cerca de quatro mil delegados de 450 organizações e 40 países, além de mais de 120 oradores.
A organização deu a conhecer que 78 empresas estão registadas para participar na exposição de petróleo e gás, representando um aumento de 20 por cento, comparativamente aos números de 2024.
Esta sexta edição da Angola Oil & Gas (AOG2025) assume um carácter particularmente simbólico, por integrar as comemorações dos 50 anos da independência de Angola, celebrando o passado com os olhos postos no futuro do sector, afirmou a fonte da organização.