Mais de 300 pedras de diamantes apreendidas na Lunda-Norte


Dundo – Trezentas e sessenta e uma pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal na Lunda-Norte, por posse e trafico ilegal, no âmbito de uma micro-operação que visa o combate ao garimpo do mineral estratégico.
As autoridades, segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Domingos Muanafumo, apreenderam igualmente meios utilizados para exploração e venda ilegal de diamantes, sem no entanto, revelar a quantidade de ecidadãos envolvidos no crime.
Informou que durante a operação foram também apreendidos 39 mil e 940 litros de combustível, sendo 37.225 de gasóleo e 2.715 de gasolina, por contrabando, que tinha como destino a República Democrática do Congo (RDC), bem como 118 quilogramas de estupefaciente, vulgo liamba.
Disse que as apreensões ocorreram nos municípios de Lucapa, Lóvua, Mussungue, Chitato e Cambulo.
No quadro do combate à imigração, disse, a a 6ª e a 7ª unidades da Polícia de Guarda Fronteira detiveram 742 cidadãos da RDC, dentre eles 80 crianças, por entrada e permanencia ilegal no territorio nacional.
Acrescentou que após os procedimentos administrativos e migratórios, os cidadãos foram repatriados ao país de origem, através dos postos fronteiriços dos municípios de Loremo, Cuilo, Caungula, Camaxilo, Lóvua, Chitato, Dundo e Canzar.
A Lunda-Norte partilha uma extensa fronteira terrestre e fluvial com as províncias do Lualaba, Kassai, Kassai Central (RDC), com cerca de 770 quilometros.