NEGóCIOS

IDA prevê envolver mais de nove mil jovens no agro-negócio

Apoio a agricultura familiarImagem: DR

13/08/2025 10h45

Luanda - O director-geral do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA), Felismino da Costa, revelou, esta segunda-feira, no Huambo, que prevêem envolver nove mil 450 jovens das 21 províncias do país em actividades ligadas ao agro-negócio, na campanha agrícola 2025/2026.

Falando à imprensa, à margem da primeira feira do produtor, realizada no município do Cachiungo (província do Huambo), adiantou que o projecto vai ser implementado em parceria com os governos provinciais, que têm a missão de seleccionar 450 jovens por província e identificar terrenos para o fomento agrícola.

Sublinhou que a estratégia visa alargar as áreas de produção, com foco na segurança alimentar, estando o instituto comprometido com a formação técnico-profissional para as boas práticas agrícolas, preparação de terras, apoios de sementeiras e segmentos agronómicos dos jovens.

Felismino da Costa considerou ser necessário tratar do rejuvenescimento do sistema agrícola angolano, para o desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza nas comunidades, assim como a abertura de outras oportunidades de emprego, com aposta clara nas iniciativas empreendedoras.

Salientou que os jovens seleccionados deverão beneficiar de uma área cultivável de 25 hectares, enfatizando que o projecto prevê que cada província incorpore 100 pequenos e médios agricultores, com uma área mínima de 100 hectares, na perspectiva de tornar a agricultura mais inclusiva e produtiva.

Deu a conhecer que o país conta com mais de três milhões de explorações agrícolas familiares, envolvendo 15 milhões de agricultores, com um crescimento notável na produção do milho, feijão, massango, massambala, arroz, trigo e mandioca.

Mais lidas


Últimas notícias