AVICULTURA

Associação dos Avicultores prevê a produção de mais de 600 toneladas de frango de corte

Produção de frangos Imagem: DR

19/08/2025 12h46

Luanda - A Associação dos Avicultores de Angola prevê, este ano, produzir mais de 600 toneladas de frango de corte e mais de seis milhões de ovos para abastecer o mercado nacional.

 O dado foi avançado, recentemente, ao Jornal de Angola pelo presidente de direcção da Cintura Verde de Luanda, Mito da Silva, sublinhando que a produção de aves no país é também uma das fileiras que continua a registar crescimento significativos, porque o sector regista crescente números de cidadãos que apostam, cada vez mais, na produção de aves.

A Associação dos Avicultores de Angola conta com mais de 400 associados a nível nacional.

O presidente da Cintura Verde de Luanda, que também é associado, garantiu que à produção de aves é suficiente para abastecer o mercado no que toca ao frango de corte e galinhas poedeiras.

O processo de produção que já está em curso, disse, vai ser comercializado no próximo mês de Setembro.

“Em Dezembro de 2024, os associados abasteceram o mercado com uma produção de 300 toneladas de frango de corte, quantidade insuficiente que não permitiu atender a demanda da procura”, frisou.

Produção de ovos

Em relação aos produtos pecuários, o plano prevê o aumento da produção de ovos, que passará de 1.786 milhões para 3.164 milhões, e de leite, de 5,6 milhões de litros para 16,7 milhões.

No âmbito do PLANAPECUÁRIA, o Governo pretende aumentar a contribuição da produção pecuária nacional para a satisfação das necessidades de consumo interno, exportações e do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O país dispõe de infra-estruturas relativamente boas e suficientes para produzir carne de frango e ovos, sem recorrer à importação.

Apesar da capacidade instalada ser considerável, a produção anual de aves é de apenas 10 mil toneladas.

As necessidades estão estimadas em cerca de 300 mil toneladas, numa altura em que o país só está a produzir 10 mil toneladas, o que significa que a margem de progressão é grande para o sector empresarial.

O Executivo tem estado a desenvolver esforços para aumentar a produção de grãos e ração no país, mencionando a antecipação na aquisição de fertilizantes, com mais de 40 mil toneladas já distribuídas pelas províncias.

Planapecuária

O Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA) prevê o aumento da produção de carne, sendo que a bovina passe de 62,1 mil para 109,4 mil toneladas, a suína de nove mil para 123,4 mil toneladas, a caprina/ovina de 157,1 mil para 310,1 mil toneladas e as aves de 36,3 mil para 244,3 mil toneladas.

Com a implementação deste plano, a produção e a comercialização de produtos pecuários, como carne, leite e ovos, vai ganhar outra dinâmica nos próximos três anos.

 

Mais lidas


Últimas notícias