PORTO
Porto do Lobito registou aumento de movimentação de carga
28/08/2025 13h00
Luanda - O Porto do Lobito movimentou, no primeiro semestre do ano em curso, oitocentos e sessenta e duas mil, seissentos e quarenta e quatro (862.644) toneladas de carga diversa, um aumento de trinta e oito por cento em comparação com igual período do ano passado, soube a Angop, esta quinta-feira.
O registo foi apresentado pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) da instituição portuária, Victorino Ângelo, durante uma assembleia de trabalhadores.
O movimento de contentores também teve uma evolução significativa, passando de 9.263 TEUs para 12.868, um incremento de 3.605 unidades.
Em relação à movimentação de navios, o Porto recebeu 198 embarcações, mais 24 que no período homólogo de 2024.
Além dos indicadores de carga, a assembleia destacou medidas para melhorar a eficiência e competitividade da infra-estarutura portuária.
Entre as iniciativas realizadas, saliente-se a instalação de um dispositivo Data Center, a execução de um simulacro de grande dimensão para reforço da segurança operacional e a realização de seminários e workshoops voltado à capacitação dos quadros da empresa.
O presidente do Conselho de administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, aproveitou a ocasião para apresentar desafios estratégicos da empresa nos próximos meses, com destaque para a dragagem e melhoria da navegabilidade, a digitalização integral dos processos, a optimização dos activos patrimoniais, a consolidação dos sistemas de vigilância CCTV e VTS, bem como a recuperação de infra-estruturas críticas como faróis e lanchas.
Outro objectivo prioritário é a recuperação de dívidas de clientes e reforço da capacidade de fiscalização de todas as operações portuárias.